CAO YU: UM GIGANTE NA HISTÓRIA DO TEATRO MODERNO DA CHINA

Por Wu Yan

Cao Yu lê um livro em 1979. / Xinhua

Para marcar o 110º aniversário do nascimento do famoso dramaturgo chinês e "gigante" do teatro chinês moderno Cao Yu, o Teatro do Povo de Pequim está apresentando duas de suas obras.

As peças clássicas de Cao "Thunderstorm" e "The Family" estrearam no Beijing People's Art Theatre em setembro, depois que a indústria cultural e de entretenimento do país foi reaberta após o alívio da nova epidemia de coronavírus. Uma sequência de "Thunderstorm", escrita por sua filha Wan Fang, fará uma turnê pela China a partir de dezembro.

"Para comemorar Cao Yu é para comemorar as peças da China. [Para nós,] comemorar o 110º aniversário do nascimento de Cao agora é celebrar a relação entre as peças prósperas, os tempos e a natureza humana", disse Wang Keran, o produtor executivo de a sequência de "Tempestade" no evento promocional da peça em setembro, acrescentando que os membros da indústria do teatro sabem "Cao é o ponto de partida das peças chinesas".

Residência de Cao Yu em Tianjin. / CFP

A semente é plantada

Cao nasceu Wan Jiabao em Tianjin em 24 de setembro de 1910, filho de um funcionário do governo e uma dona de casa. Embora sua mãe tenha morrido no parto, o jovem Wan não cresceu sem uma figura materna. Ele lia muitas obras literárias chinesas clássicas em sua juventude e frequentemente operava e peças com sua madrasta.

Depois de entrar na Tianjin Nankai High School, ele ingressou na associação de teatro da escola aos 15 anos e atuou em muitas peças, incluindo as adaptadas de alguns escritores ocidentais, como o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e o ator e dramaturgo francês Molière. Foi nessa época que ele parou de usar seu nome de nascimento e adotou o pseudônimo de Cao Yu.

                           Cao Yu na Universidade de Tsinghua em 1933. / CFP

A semente cria raízes

"Dramaturgos estrangeiros influenciaram muito minha criação. O primeiro é Henrik Ibsen. Quando eu tinha 18 ou 19 anos, li a maioria das peças de Ibsen em inglês. Suas técnicas abriram um novo mundo para mim", disse Cao certa vez em uma publicação gravada entrevista.

Depois de se matricular no Departamento de Literatura Ocidental da Universidade de Tsinghua em 1929, Cao também leu extensivamente vários dramaturgos estrangeiros, incluindo o dramaturgo americano Eugene O'Neill e o escritor russo Anton Chekhov.

Em seu quarto ano de universidade, Cao começou a escrever sua obra inaugural, "Thunderstorm", que se tornou uma das peças chinesas mais populares da história.

Cao publicou sete obras maduras nos dez anos entre 1934 e 1943, incluindo "Sunrise", "The Wilderness" e "Peking Man".

“Eu só quero escrever algo útil para os seres humanos em minha curta vida. Eu sentia dor quando não podia fazer isso. Mas eu ainda estava ansioso para escrever”, disse Cao.

"Eu gosto e quero escrever pessoas boas, justas e corajosas. Eu odeio, mas também quero escrever pessoas desprezíveis, ferozes e obscenas. Eu só queria poder escrever até o fim."

Uma cena de "Sunrise". / CFP

'Shakespeare da China'

Uma combinação de elementos de ópera chinesa e técnicas de teatro ocidentais, "Thunderstorm" reflete a realidade social, bem como o tema da tragédia familiar.

Considerado um símbolo da maturidade das peças modernas da China, "Thunderstorm", juntamente com suas obras posteriores, estabeleceu-o como "Shakespeare da China".

O dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare também teve um impacto profundo em Cao. "As obras de Shakespeare refletem a natureza humana mutável e complicada, belas poéticas e estão cheias de espírito humanitário e vasta imaginação, o que é um gênio incomparável", disse Cao.

Cao não apenas traduziu "Romeu e Julieta" em 1943, mas também integrou a essência das peças de Shakespeare em suas próprias peças, o que ajuda a promover as peças de Shakespeare na China.

Além de escrever, Cao também se dedicou a ensinar e dirigir peças e foi cofundador e primeiro presidente do Beijing People's Art Theatre, que alimentou gerações de profissionais do teatro doméstico.


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