REGIME SÍRIO DIZ QUE FOTOGRAFIAS SOBRE TORTURA EM MASSA SÃO FALSAS


O Ministério da Justiça da Síria considerou, esta quarta-feira, "politizado" o relatório sobre a alegada tortura em massa e assassínio de presos pelo regime e assegurou que as fotografias divulgadas com o documento são "falsas". 

 
foto Gary Cameron/REUTERS
Regime sírio diz que fotografias sobre tortura em massa são falsas
Delegação síria na conferência de paz Genebra II
 
"O Ministério da Justiça nega inteiramente a veracidade do relatório", afirmou o ministério num comunicado citado pela agência Sana. 

"É um relatório politizado a que falta objetividade e profissionalismo", acrescentou, afirmando que, ao ser divulgado a dois dias do início da conferência internacional Genebra II, ele visa "enfraquecer os esforços de paz". 

O relatório em causa, divulgado na terça-feira, acusa o regime de Bashar al-Assad de torturas e assassínios em grande escala de 11 mil presos. 

O documento, elaborado por uma empresa de advogados britânica, a pedido do Qatar, país que apoia a oposição síria, afirma haver "provas claras" de que detidos morreram de fome, tortura e espancamentos. 

O relatório apoia-se numa análise forense de 55 mil fotografias digitais tiradas por um fotógrafo da polícia, que desertou. 

 JORNAL DE NOTÍCIAS - PORTUGAL
                    GAZETA SANTA CÂNDIDA,
                        JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários