FUTURO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL É DISCUTIDO EM CURITIBA NESTA SEMANA

75ª SBPC
                                                                                         Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
Prefeito Rafael Greca acompanhado da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, do Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca e outras autoridades, participam da abertura da 75a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Teatro Guaíra. 

As principais decisões e o futuro da ciência e tecnologia no Brasil vão ser discutidas nesta semana em Curitiba. A capital paranaense é a sede da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O prefeito Rafael Greca participou da abertura oficial do evento, na noite deste domingo (23/7), no Teatro Guaíra, ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, do presidente do SBPC, Renato Janine Ribeiro, e do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca.

Esta é a primeira reunião anual da SBPC depois da pandemia da covid-19 e são esperadas em Curitiba mais de 20 mil pessoas, do Brasil inteiro, até o dia 29 de julho. A programação pode ser acessada pelo site oficial do evento.

As inscrições são gratuitas para participar. A UFPR, que este ano completa 111 anos, foi a escolhida para sediar a reunião anual, que tem como tema: Ciência e Democracia para um Brasil Justo e Desenvolvido.

O prefeito Rafael Greca saudou todos os cientistas e estudantes que vão participar das discussões sobre a ciência e tecnologia ao longo desta semana em Curitiba. “Estamos honrados em receber um evento desta importância, o maior evento de divulgação da ciência e tecnologia da América Latina”, afirmou Greca.

“O encontro da ciência em Curitiba é a afirmação da recente vitória que a democracia teve neste país. É a afirmação do bem que desejamos à terra e à gente do Brasil”, completou o prefeito que listou vários exemplos de Curitiba como cidade inovadora e sustentável.

A Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, o Vale do Pinhão e os programas de reciclagem do lixo com as associações do Ecocidadão foram detalhados pelo prefeito. “A inovação só vale quando se transforma em processo social. A ciência servindo à universidade e a universidade servindo à cidade fazem essa realidade. Agradecemos por estarmos vivos por causa da vacinação em massa durante a pandemia. Agradecemos o dom da vida e louvamos o SUS brasileiro”, definiu o prefeito.

Espaços de excelência

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, explicou que este setor é prioridade do governo federal e vai receber muitos investimentos nos próximos anos. “A ciência é um elemento indissociável do desenvolvimento econômico e social e também da soberania nacional”, afirmou. “As universidades públicas são espaços de excelência e de produção de conhecimento e que precisam ser respeitadas”, definiu a ministra.

Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a 75ª reunião anual em Curitiba deve render muitos frutos para o futuro da ciência e tecnologia no Brasil. “Essa é a nossa primeira reunião anual depois da pandemia. A negação da ciência causou milhares de mortes no Brasil. A ciência lida com a realidade dos fatos”, afirmou Ribeiro.

Arte e cultura

Grupos de dança e de teatro da UFPR, a orquestra filarmônica, o coro e o grupo de MPB da UFPR fizeram apresentações culturais, antes dos discursos das autoridades, que emocionaram a plateia que lotou o auditório do Teatro Guaíra.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, enalteceu as apresentações. “A universidade pública brasileira é o lugar da ciência, da reflexão, da formação, mas também é o lugar da cultura e da arte”, disse Fonseca. Todo o evento foi acessível com intérpretes da UFPR fazendo a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

Presenças

Também participaram da abertura da 75ª SBPC o deputado federal Aliel Machado; os vereadores Angelo Vanhoni e Mauro Ignácio; as secretárias municipais da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Dario Luiz Dias Paixão; o controlador-geral do município de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Ines Bolzón de Muniz; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ricardo Magnus Osório Galvão; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; o presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa, Celso Pansera; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Mercedes Maria da Cunha Bustamante; o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Vinicius Soares; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, José Zeferino Pedrozo; reitores e reitoras de universidades federais, estaduais, privadas e institutos de ensino superior, estudantes e cientistas de todo o Brasil.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários