FACHIN: 'OU STF SE LIMITA OU SE ARRISCA A SER LIMITADO POR OUTRO PODER'

                                                                                                   Foto: Rosinei Coutinho/STF

Alvo de críticas cada vez mais pesadas por conta da atuação do ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master, o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa implementar medidas de autocontenção. A avaliação é do próprio presidente da Corte, Edison Fachin, que defende a adoção de um código de conduta. “Ou nos autolimitamos, ou poderá haver limitação de um Poder externo. Não creio que o resultado seja bom, haja vista o que aconteceu na Polônia e no México”, diz ele. Fachin evitou avaliar as condutas de Toffoli e de Alexandre de Moraes e admitiu que ministros, mesmo os favoráveis ao código de conduta, consideram que a discussão não deve acontecer em um ano eleitoral. (Estadão)

O incômodo com a situação de Toffoli chegou ao Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito comentários duros sobre a conduta do ministro, indicado por ele ao Supremo. Lula teria afirmado preferir que Toffoli deixasse o STF, mas pessoas próximas duvidam que ele proponha a medida. (Folha)

A situação envolvendo o Master tende a ficar mais complicada. Segundo Andréia Sadi, investigadores têm alertado o Supremo de que há frentes de apuração fora da alçada de Toffoli, como fundos e estruturas financeiras, que podem trazer revelações comprometedoras para a Corte. (g1)

E o fio da meada puxado pelo caso Master se estende pelo mundo da política. Reportagem do Estadão revela que os dois irmãos de Toffoli — um engenheiro e um padre — foram sócios de um segundo resort da rede Tayayá em parceria com o apresentador Ratinho, pai do governador do Paraná, Ratinho Júnior, possível candidato do PSD ao Planalto. Os irmãos Toffoli venderam por R$ 6,6 milhões a parte de suas cotas em um primeiro resort a fundos do pastor e empresário Fabiano Zettel, cunhado e braço-direito do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master. Já a cunhada do ministro nega que o marido tenha sido sócio de algum resort. (Estadão)


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários