MAIS UM NATAL SOLIDÁRIO MARCOU A COMUNIDADE BARROCA NO SANTA CÂNDIDA


Sorrisos das crianças e adultos mostravam felizes na comunidade Barrocas, no bairro Santa Cândida, a coordenadora do evento e presidente da Associação dos Moradores, Alice M.M. Barbosa, foram 139 famílias e 200 crianças em festa; este é um dos momentos fundamentais para o desenvolvimento social e emocional dos moradores, diz Alice. “Essas vivências ampliam horizontes, fortalecem vínculos e mostram a motivação e a valorização da comunidade acontece quando as pessoas, tanto crianças e adultos participam na valorização do amor e esperança de dias melhores”, destaca a redação do Jornal. A Comunidade Barroca no Bairro Santa Cândida mais uma vez teve a felicidade da visita do Papai e Mamãe Noel. No dia 20 além dos presentes, cama elástica e piscina de bolinha houve os ‘’comes e bebes’’.



A origem da Celebração

Em 25 de dezembro de 336, em Roma, ocorreu a primeira celebração de Natal. Os cristãos já realizavam seus cultos abertamente desde 313 com a liberdade concedida pelo Edito de Milão. Pouco tempo depois, o papa Júlio I (pontificado de 337 a 352) formalizou o 25 de dezembro como Natal, o nascimento de Jesus. A palavra Natal derivado do nātālis no latim, do verbo nāscor que tem sentido de nascer. Do nātālis, em latim, surgiu natale em italiano, noël em francês, nadal em catalão, navidad em espanhol.

Já o termo Christmas, usado nas línguas anglo-saxônicas para Natal, originou-se do inglês arcaico Christes maesse que evoluiu para Christ’s mass que quer dizer “missa (em louvor) de Cristo”. A adoção do 25 de dezembro como Natal A celebração do Natal em 25 de dezembro ficou, inicialmente, restrita aos cristãos de Roma. Com a oficialização do cristianismo em 380, pelo Edito de Tessalônica, de Teodósio, o Natal tornou-se comemoração do Império Romano.

Aos poucos, as comunidades cristãs do Oriente adotaram o 25 de dezembro como data do Natal: Constantinopla e Capadócia, em 380, Antioquia, em 386, Alexandria, em 432, Jerusalém, em 439. No ano de 449, o Papa Leão I oficializou 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus como uma das principais festas da Igreja Católica. Finalmente, em 529, o imperador Justiniano, do Império Romano do Oriente, declarou a data feriado oficial do império. (Fonte: https://ensinarhistoria.com.br/)




Fotos: Alice M.M Barbosa
Vídeo: Gazeta do Santa Cândida

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários