ELITE COMUNISTA CHINESA ESCONDE EMPRESAS EM PARAÍSOS FISCAIS


foto Alexander F. Yuan/AFP
Elite comunista chinesa esconde empresas em paraísos fiscais
Documentos revelam que familiares de altos dirigentes comunistas têm nomes em sociedades "offshore"

Um investigação publicada esta quarta-feira por vários jornais ocidentais mostra que a elite comunista da China, entre eles familiares de personalidades de topo do regime, usa empresas registadas em paraísos fiscais para esconder dinheiro. 

Os documentos, resultantes de uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) e publicados por jornais como o "The Guardian", o "Le Monde" ou o "El País", entre outros, mostram que pelo menos 13 parentes de dirigentes máximos do regime, incluindo do atual presidente Xi Jinping e dos ex-primeiros-ministros Wen Jiabao e Li Peng, têm grande atividade em sociedades "offshore", 

nomeadamente nas Ilhas Virgens Britânicas. Também 15 das maiores empresas privadas e estatais enviaram dinheiro para paraísos fiscais.

A investigação mostra também que bancos ocidentais tiveram um papel fundamental na movimentação do dinheiro. Pricewaterhousecoopers, UBS e Credite Suisse são algumas das mais conhecidas instituições financeiras que, segundo a investigação revelada esta quarta-feira, atuaram como intermediários na criação de empresas nos "offshores".

Os jornalistas do CIJI tiveram acesso a cerca de 200GB de dados financeiros de apenas duas empresas registadas nas Ilhas Virgens Britânicas. A informação, analisada em conjunto pelo CIJI e pelos pelos periódicos que a publicam, revela que 21 000 clientes provenientes da China e de Hong Kong usaram paraísos fiscais para evitar impostos e movimentar dinheiro para fora do país.

Desigualdade entre ricos e pobres

A lei chinesa não obriga a que a informação financeira dos dirigentes do regime seja revelada publicamente, pelo que este tipo de movimentações de dinheiro para fora do país manteve-se, até agora, opaco e desconhecido do povo chinês.

 JNPORTUGAL

GAZETA SANTA CÂNDIDA,
JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários