CIDADE PARANAENSE TEM TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO HÁ 12 ANOS

 CIDADE DE IVAIPORÃ


 Em meio a protestos para redução do preço da passagem, Ivaiporã, no norte paranaense, prova que é possível oferecer transporte público gratuito. Há doze anos, os moradores da cidade não pagam para utilizar o transporte coletivo. O gasto com os oito ônibus – e motoristas – do município são custeados pela prefeitura.

O pagamento da manutenção do transporte era custeado pelos comerciantes da cidade.
O que falta, na opinião dos moradores, é ampliar o atendimento para outros períodos. “Eu uso [o transporte coletivo] às vezes, porque tem poucos horários“, diz a assistente de alunos Tatiana Silva. Atualmente são disponibilizados quatro horários durante a manhã e outros quatro à tarde distribuídos entre 21 linhas. Nos horários de pico, alguns veículos ficam lotados.

Dos pouco mais de 31.800 habitantes, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 2.500 utilizam o transporte diariamente. O gasto atual, entre manutenção, combustível e pagamento dos motoristas, é de aproximadamente R$ 500 mil por ano, conforme divulgado pela prefeitura.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários