O QUE É O CÂNCER?


Vamos falar sério agora.

Carlos López-Otín é um professor espanhol de bioquímica e biologia molecular e chefia um laboratório de pesquisas dentro do Instituto Universitário de Oncologia do Principado de Astúrias, na Espanha. É um dos mais renomados estudiosos de câncer no mundo e acabou de lançar o livro "Egoístas, Imortais e Viajantes - As chaves do câncer e de seus novos tratamentos: conhecer para curar" (sem tradução para o português ainda).

O livro descreve a história da doença e o que se sabe (até agora) sobre sua origem e o seu enfrentamento. Segundo o autor, o normal são as pessoas terem câncer e não o contrário.

Uma a cada 3 pessoas do mundo têm ou terão células cancerígenas. Destas, metade vão se curar completamente. Dos que não vão se curar, a maioria vai controlar a doença, sem grandes sequelas.

O câncer é uma mutação genética, inerente a seres que têm tecidos, células e órgãos. Vegetais têm câncer, os dinossauros tinham câncer, os homens das cavernas tinham câncer, o homem moderno tem câncer. O ser humano têm 3 bilhões de letras no genoma e uma única alteração em uma delas pode gerar uma célula cancerígena que pode se reproduzir, consumindo outras células. Alguns casos são hereditários, outros, não.


Um dos casos citados pelo autor é o da atriz Angelina Jolie. Sua avó tinha morrido de câncer de mama, assim como sua mãe e sua tia. Com os recursos modernos, ela fez os testes genéticos para descobrir se ela tinha herdado a mutação que aumentaria as chances dela desenvolver câncer de mama. O resultado deu positivo, o que significava que ela tinha 50% de chance de ter a doença. Preventivamente, resolveu fazer masectomia, em um caso que chamou muita a atenção das pessoas. Ela podia não desenvolver a doença, mas não quis pagar para ver.

Com milhares de mutações ocorrendo em nossos corpos diariamente, é quase um milagre não termos desenvolvido um câncer. Segundo o autor, possivelmente, a ciência não vai erradicar o câncer, mas vai criar mecanismos para controlá-lo ou criar meios para detectar alguns casos com antecedência.

"O assombroso não é ter câncer, mas sim não tê-lo." (Carlos López-Otín)


Paulo Sakanaka

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários