MAIOR RIO DO MUNDO NASCE EM MONTANHA COBERTA POR NEVE E PASSA PELO BRASIL

Maior rio do mundo nasce em montanha coberta por neve e passa pelo Brasil

Por Fagner Gregório

Reprodução

O rio Amazonas é, atualmente, o maior do mundo em volume de água e extensão. A nascente fica no nevado Mismi, nos Andes peruanos, a quase 6 mil metros de altitude. Pequenos córregos formados pelo acúmulo de neve gradualmente se unem e dão início a um curso d’água que percorrerá 6.992 km até o oceano Atlântico. Esse processo hidrológico sustenta ecossistemas complexos desde os primeiros estágios.

Já no Brasil, o rio assume características únicas. Em Manaus, ocorre o encontro das águas escuras do rio Negro com as barrentas do Solimões. Eles fluem lado a lado – sem se misturar, por quilômetros.

Ocupando 60% do território nacional, a bacia amazônica funciona como eixo de transporte, fonte de recursos e base cultural para populações ribeirinhas. Sua vazão média de 210 mil metros cúbicos supera a soma dos sete maiores rios subsequentes.

Após cumprir seu trajeto por oito países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), o Amazonas despeja mais de 6.700 metros cúbicos por ano no oceano Atlântico.

      Reprodução/ Biodiversidade

O ecossistema amazônico abriga mais de 2.500 espécies de peixes. Entre as mais famosas estão o tambaqui e o pirarucu, além de botos-cor-de-rosa e jacarés-açu. A floresta inundável (várzea) depende diretamente dos ciclos de cheias, que fertilizam o solo com sedimentos vindos dos Andes. Estudos indicam que 20% do oxigênio atmosférico é produzido na região, embora parte seja consumido pela própria biomassa.
Desafios contemporâneos

Mesmo com suas grandes dimensões e importância, o rio Amazonas enfrenta dificuldades causadas por ações humanas. A principal é o desmatamento, já que 15% da cobertura original foi perdida. Além disso, a mineração ilegal e mudanças climáticas alteram seu regime .


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários