MENSAGEM DE BOLSONARO REVELAM REAÇÕES E ARTICULAÇÕES ANTES E DEPOIS DO TARIFAÇO


Linha do Tempo

Conversas do ex-presidente com Eduardo e o pastor Silas Malafaia mostram as estratégias em meio ao anúncio de Donald Trump

Alexandre Aragão


Ex-presidente Jair Bolsonaro / Crédito: Alan Santos/PR

O conjunto de 147 mensagens trocadas por Jair Bolsonaro que consta no relatório da Polícia Federal revela bastidores das reações e articulações entre o ex-presidente, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia em meio ao tarifaço imposto por Donald Trump.

O anúncio das medidas econômicas pelo governo dos Estados Unidos foi feito em 9 de julho e os diálogos ocorreram entre 24 de junho e 13 de julho.

Não se trata da íntegra dos dados extraídos do celular de Bolsonaro — os textos e áudios que vieram a público são apenas os trechos selecionados pela PF para o relatório.

O JOTA organizou os principais diálogos e combinou de forma cronológica com outros conteúdos, como publicações em redes sociais e reportagens, para explicar o contexto de cada um.

Há três momentos a destacar:Antes do tarifaço, quando Trump faz uma primeira publicação criticando o julgamento de Bolsonaro.
Durante o anúncio, quando Eduardo insistiu para o pai agradecer a Trump e Malafaia comemorou as medidas.
E dias depois, com a entrevista de Jair Bolsonaro ao Poder360, que levou Eduardo a enviar mensagens com xingamentos ao pai e causou críticas de Malafaia.

Veja na linha do tempo.




Alexandre Aragão

Editor de newsletters no JOTA, com experiência na cobertura de política, inovação e tecnologia. Antes, foi editor-executivo no Aos Fatos, gerente na área de Crescimento do JOTA, e repórter no BuzzFeed News, na Folha de S.Paulo e na Veja. Como freelancer, publicou reportagens e projetos especiais em veículos como O Globo, Intercept Brasil, Metrópoles e piauí. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. alexandre.aragao@jota.info


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários