TÚNEIS SECRETOS PROJETADOS POR LEONARDO DA VINCI SÃO DESCOBERTOS EM CASTELO DO SÉCULO XV

Construído por uma família italiana de Milão em 1495, o castelo renascentista, que tem diversas influências militares da época na sua composição, contou com a contribuição de da Vinci em seu projeto de defesa e em elementos de sua decoração

Castelo Sforzesco, Milão - Itália.Créditos: Divulgação


Por Anne Silvaj

Uma pesquisadora da Universidade Politécnica de Milão — Francesca Biolo — descobriu, como parte de seu projeto de dissertação, e usando técnicas de mapeamento 3D, escaneamento a laser e GPS, passagens secretas projetadas por Leonardo da Vinci para compor o Castelo Sforzesco, localizado em Milão, na Itália.

Construído pela família italiana em 1495, quando a casa Sofrza governava Milão, o castelo renascentista, que tem diversas influências militares da época na sua composição, contou com a contribuição de da Vinci em seu projeto de defesa e em elementos de sua decoração.


da Vinci trabalhou em esboços de suas áreas fortificadas, seus sistemas hidráulicos de abastecimento e proteção contra inundações, e ainda na decoração da Sala delle Asse, em que está o famoso afresco trompe-l'œil, composto por uma série de ramos que se entrelaçam no teto do castelo.
                          Créditos: Feel the Art
Salle delle Asse, Castelo Sforzesco
 - Milão, Itália. 

Foi em 1495 que o lorde Sforza contratou Leonardo da Vinci, além de outros artistas da época, para trabalhar nas obras interiores do castelo. da Vinci compôs vários esboços de fortificações durante a vida, alguns dos quais mantêm uma similaridade enorme com a base do castelo, e que incluem várias passagens de que ainda não se tinha nota na estrutura reminiscente da construção.


Foi com as pesquisas de Francesca Biolo que elas vieram à tona, num trabalho complexo de reprodução e modelagem 3D. "Ainda há passagens secretas no subsolo", disse ela à revista Live Science, "algumas das quais estão abertas a visitas públicas".

Mas as que ela descobriu a partir de suas pesquisas não estão disponíveis para visitas; aliás, nem eram conhecidas: "ficou claro que poderia haver muito mais dessas passagens do que é atualmente conhecido e acessível", prossegue.

Trabalhando em conjunto às autoridades que cuidam da estrutura do castelo, que passou por várias modificações ao longo dos séculos e hoje está estruturalmente diferente do que já foi, ela descobriu espaços no subsolo do castelo que até então eram inteiramente desconhecidos.
                            
Castelo Sforzesco. Créditos: divulgação
Os resultados permitiram desvelar "quartos no segundo nível do subsolo", além de "uma passagem adicional que corria paralela à já conhecida". Essa passagem é muito parecida com aquela das ilustrações esboçadas por da Vinci em 1495, a época em que ocorreu a renovação do castelo pelos Sforza.

Não é possível determinar com exatidão o quanto da Vinci de fato se envolveu na construção desses fortes e passagens secretas do castelo, mas, nos seus rascunhos, "o corpo principal do castelo é claramente reconhecível, assim como as passagens", afirma Biolo à revista.

Até então, no entanto, não foi possível ir fisicamente investigar esses espaços, que foram mapeados usando tecnologia de escaneamento e GPS. "É essencial respeitar o estado atual da área e as limitações da cidade", explica a pesquisadora.

https://revistaforum.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários