UFPR ABRE SEU LABORATÓRIO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PARA VISITANTES ''BRINCAREM'' DE CIENTISTAS


Oportunidade para crianças e adultos ocorrerá durante a VI Escola Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear, marcada para fevereiro em Curitiba. Veja como participar

O Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove de 3 a 14 de fevereiro a VI Escola Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear. Além de diversos cursos para alunos de graduação e pós-graduação, o evento terá espaço para receber visitantes, crianças e adultos, para conhecer os equipamentos do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (LabRMN).

Dois equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) estarão disponíveis para que os visitantes possam fazer uma investigação de produtos do dia a dia, uma vez que a RMN permite descobrir quais substâncias estão presentes em qualquer item. As atividades serão no Departamento de Química, no campus Centro Politécnico, em Curitiba.

Servidores, professores e alunos da UFPR estão convidados a levar seus filhos e familiares. Também serão aceitas turmas de escolas, com crianças a partir de sete anos.

Todos podem trazer cerca de um mililitro de produtos para analisar, tais como sucos, refrigerantes, vinagre, cerveja com e sem álcool, café, azeite, inclusive para ver se este é autêntico ou não.

Segundo o professor Andersson Barison, que organiza a atividade, as crianças e os adultos serão recepcionados pelos alunos do LabRMN e serão incentivados a eles mesmos fazerem as análises. A equipe irá auxiliar na interpretação dos resultados.
Sobre a RMN

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das principais ferramentas de exploração científica, amplamente utilizada em diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O LabRMN da UFPR tem tido impacto social direto, por exemplo, no auxílio à exposição de produtos fraudados. Já atuou junto a polícias e a comunidade para analisar azeite de oliva, combustível e álcool em gel.

No entanto, seu potencial ainda é subutilizado na ciência brasileira. Para mudar esse cenário e tornar a tecnologia acessível à comunidade científica nacional, a Associação de Usuários de RMN promove as Escolas Avançadas de RMN.

O objetivo delas é capacitar estudantes e pesquisadores a utilizarem essa técnica, viabilizando o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e na vanguarda do conhecimento no Brasil.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento.

SERVIÇO
VI Escola Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear da UFPR
Quando: de 3 a 14/2
Onde: Campus Politécnico da UFPR, em Curitiba (Avenida Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas)

Inscrições abertas pelo site https://ebrmn.ufpr.br/


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários