POLÍCIA FEDERAL: CÂMARA DOS DEPUTADOS PF VÊ INDÍCIOS DE RACHADINHA EM INVESTIGAÇÃO NO GABINETE DE JANONES

PF diz ver indícios de rachadinha em investigação no gabinete do deputado André Janones. 

PEDRO SALES
CONGRESSO

A Polícia Federal (PF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu indícios da existência de desvio de recursos no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG). O caso é investigado pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) e pela Suprema Corte. Em dezembro, o ministro do STF, Luiz Fux, autorizou a abertura de inquérito contra o deputado após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados também investiga a conduta do parlamentar. O colegiado analisou requerimento movido pelo PL e instaurou processo contra Janones para averiguar se houve quebra de decoro parlamentar nas denúncias de rachadinha.

Conforme revelou o G1, a PF afirma que há inconsistências nos depoimentos prestados pelos servidores. Os assessores e ex-assessores em questão já concluíram os depoimentos e todos disseram que nunca presenciaram ou praticaram rachadinha. A PF pediu ainda a quebra do sigilo bancário do parlamentar.

“As discrepâncias em seus depoimentos evidenciam a necessidade de um aprofundamento nas investigações. Afinal, é crucial considerar que todos os assessores investigados ainda mantêm vínculos com o Deputado Federal André Janones, dependendo de seus cargos ou para a sua sobrevivência política ou para a sua subsistência”.

A Polícia Federal ainda apontou que um dos servidores, Alisson Alves, que negou a prática, disse aos investigadores que sacava mensalmente R$ 4mil. O valor corresponde ao devolvido para o deputado, segundo a PF. O órgão também identificou por meio de dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) depósitos fracionados feitos por uma secretária parlamentar à conta de Janones.

O parlamentar mineiro é acusado de praticar “rachadinhas”, após áudio divulgado pelo Metrópoles em 27 de novembro de 2023. Na gravação, uma voz masculina sugere que parte de seus assessores estariam prestes a receber um acréscimo em seu salário para arcar com o prejuízo de sua campanha para prefeito de Ituiutaba (MG) em 2016

“Eu acho que elas entendem que realmente o meu patrimônio foi todo dilapidado, (…) e eu acho justo que essas pessoas participem comigo da reconstrução disso, então eu não considero isso uma corrupção”.

O deputado nega as acusações. Em suas redes sociais, André Janones escreveu: “Rachadinha é pegar salário de funcionário para enriquecimento próprio, eu iria contribuir na vaquinha, eles iriam usar na campanha DELES (sic) em 2020, isso não tem nada a ver com peculato


PEDRO SALES Jornalista em formação pela Universidade de Brasília (UnB). Integrou a equipe de comunicação interna do Ministério dos Transportes.



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários