ABRABAR ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA COPEL POR PREJUÍZOS COM APAGÕES DE ENERGIA NO PARANÁ

A companhia foi a segunda pior distribuidora de energia do país em 2023, segundo a ANEEL, com um índice de duração de interrupção por unidade consumidora de 19,32 horas, acima da média nacional de 13,31 horas.
                                                             Daniel Castellano/SMCS
                 Visa aérea do Teatro Paiol de Curitiba

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) anunciou nesta quarta-feira (24), que acionou o jurídico e contratou a divisão de Direito do Turismo do escritório Séllos Knoerr para a propositura de uma ação em face da Companhia Paranaense de Energia (Copel), destinada à indenização dos prejuízos causados aos associados e à sociedade em razão da interrupção do fornecimento de energia e das oscilações repentinas na tensão ou na frequência da corrente elétrica fornecida.

Segundo a entidade, os prejuízos ocorreram, geralmente, em razão dos danos causados a equipamentos e aparelhos eletrônicos, da perda ou do comprometimento da qualidade de estoques e dos lucros cessantes decorrentes da completa impossibilidade de funcionamento dos estabelecimentos associados por longos períodos. A decisão da entidade visa resguardar os interesses da categoria e dos cidadãos que estão sendo prejudicados e não estão sendo devidamente reparados.

“Está na hora de concessionárias e serviços públicos responderem judicialmente pelos transtornos pela demora de atendimento e soluções, pois todos nós pagamos por um serviço caro e essencial. Nossa medida tem o cunho até para que evite situações mais graves e irreparáveis”, afirmou o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.

A prestação de serviços da Copel tem sido insuficiente tanto no fornecimento de energia, quanto no reestabelecimento por sinistros ou apagões. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Copel foi a segunda pior distribuidora de energia do país em 2023, com um índice de duração de interrupção por unidade consumidora (DEC) de 19,32 horas, bem acima da média nacional de 13,31 horas.

Crise generalizada
Os apagões de energia têm afetado especialmente a capital Curitiba e a região metropolitana, onde se concentra a maior parte dos associados da Abrabar. O setor de bares e casas noturnas foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19 e pela crise econômica, e agora enfrenta mais um obstáculo para a sua recuperação.

“Nós, da Abrabar, entidade associativa que representa bares, restaurantes e casas noturnas, decidimos que entraremos, através de nosso jurídico, com uma ação contra a Copel, uma vez que, tanto o fornecimento de energia, quanto no reestabelecimento por sinistros ou apagões têm gerado prejuízos ao nosso setor. Dependemos de energia para manter a climatização dos ambientes, o uso de fornos elétricos, refrigeradores, máquinas e outros equipamentos. Além disso, temos que lidar com a perda de estoques perecíveis e a queda no faturamento”, explicou Aguayo.

A Abrabar espera que a ação judicial seja julgada procedente e que a Copel seja condenada a pagar uma indenização justa e proporcional aos danos causados aos associados e à sociedade. A entidade também espera que a companhia melhore a qualidade do seu serviço e evite novos apagões de energia no Paraná.

Levantamento
A entidade informa ainda que está promovendo um levantamento com os associados, para saber o tamanho dos estragos provocados no setor. A medida, segundo o presidente, foi adotada devido aos problemas de energia e falta de luz em todo o Estado, com apagões, oscilações, queda, interrupções, queimas de equipamentos e perda de produtos na geladeira e freezers ou qualquer tipo de problemas e transtornos.

“Estamos cadastrando e levantando os estabelecimentos para serem ressarcidos e reparados os danos”, afirma a Abrabar em mensagem aos associados. Que completa: “Vamos nos comunicar e informar para ajudá-los! A Ação está sendo impetrada, sem ônus ou custas aos estabelecimentos!”. Os empresários do setor devem informar os prejuízos em mensagem ao email contato@abrabar.com.br, pelo WhatsApp da entidade (41) 3224-9057, ou no site www.abrabar.com.br.
GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários