PRIMEIRA CRIANÇA VACINADA NO BRASIL É INDÍGENA DE 8 ANOS

Garoto indígena da etnia Xavante é a primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil. Outras crianças com fatores de risco e problemas genéticos também foram imunizadas no mesmo evento. Apesar da propaganda contrária da base bolsonarista, vacinação infantil deverá decolar nos próximos dias


(Imagens: Aloisio Maurício)


A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil é um indígena de oito anos de idade. Davi Seremramiwe Xavante tem problema genético que dificulta a sua locomoção. Ele é filho do cacique cacique Jurandir Siridiwe, de uma tribo xavante do Mato Grosso.

O garoto atualmente mora em Piracicaba (interior de São Paulo). Na cidade ele fica sob os cuidados de uma tutora, a pesquisadora Fernanda Viegas Reichardt, já que seu pai fica na tribo, em mato Grosso.

A imunização ocorreu no HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), onde a enfermeira Mônica Calazans foi vacinada no dia 17 de janeiro de 2021, sendo a primeira brasileira a receber uma dose de vacina contra a Covid-19.

O pai do menino Davi, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia de forma virtual. “Agradeço a compreensão, visibilidade e diálogo com a questão indígena no estado de SP. Que sejam tomadas as vacinas para os guaranis que moram no litoral. Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando”, disse.

Além de Davi, outras crianças foram vacinadas no evento inaugural, como Gianlucca Trevellin, de 9 anos, que tem atrofia muscular espinhal do tipo 1, Valentina Moreira, de 6 anos, e Caio Emanuel Oliveira, de 10 anos, que realizaram transplante de rim, e Isabela, de 9 anos, que tem fibrose cística.

A campanha infantil deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário. Nesta primeira fase, a vacinação será apenas para crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas

Um lote de 234 mil vacinas pediátricas da Pfizer recebidas pelo estado de São Paulo chegou no final da manhã desta sexta-feira. A distribuição aos municípios só deve começar nesta tarde.

A cidade de São Paulo tem previsão de receber cerca de 60 mil doses no final da tarde. Com isso, é provável que só comece a vacinação de crianças de 5 anos a 11 anos apenas na segunda-feira (17). 

https://www.pragmatismopolitico.com.br/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários