VÍDEO: SAKURA O ENCANTO NAS RUAS DE CURITIBA. CEREJEIRA SÍMBOLO DO JAPÃO ANUNCIA A ''FRAGILIDADE DA VIDA''

Curitiba, o inverno chegou e ruas trazem paisagens de tirar o fôlego! No começo de julho é quando acontece a florada das cerejeiras, um espetáculo efêmero: o desabrochar e o auge das flores leva, em média, de 10 a 15 dias. Então, quem quiser conferir as cores da sakura - como também é chamada a cerejeira - pela cidade, deve se apressar, já que elas devem durar apenas mais alguns dias. Rua XV de Novembro e Rua Anita Garibaldi são algumas ruas floridas além da praça do Japão.

    Florada das Cerejeiras, conhecidas como sakura; Rua XV de Novembro
    foto: Gzt StC, julho 2021

Símbolo do Japão, árvore carrega um valor que vai além da beleza: é símbolo de prosperidade. Além disso, como a sakura desabrocha na primavera, é tida como uma espécie de antecipação da colheita de arroz.

História e símbolo

O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).
                                                                                foto: Gzt StC, julho 2021
Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.

     Florada das Cerejeiras, rua Anita Garibaldi. foto: GzT StC julho 2021

Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários