Tecnologia, fiscalização e serviços gratuitos formam a estratégia do município para manter a cidade limpa.
Tecnologia, fiscalização e serviços gratuitos formam a estratégia do município para manter a cidade limpa.A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou nesta terça-feira (02), o balanço das primeiras semanas de atuação das câmeras da Muralha Digital no combate ao descarte irregular de resíduos.
Desde o início do monitoramento, já foram lavrados 12 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 55 mil em multas, além de 15 casos que seguem em investigação.
Nesta semana, a Guarda Municipal de Colombo flagrou o descarte irregular de um sofá e outros materiais volumosos em via pública. O responsável foi abordado, notificado e obrigado a retirar todo o material do local imediatamente.
Com a ampliação do monitoramento em pontos estratégicos da cidade, as câmeras têm auxiliado diretamente a Secretaria de Meio Ambiente na identificação dos infratores, garantindo maior agilidade nas ações de fiscalização e fortalecendo o controle ambiental.
Segundo o secretário da pasta, Willian Zanini, a medida atende a uma demanda da população por mais organização e respeito ao espaço público. “Chega de sujeira onde as pessoas querem viver bem. Quem descartar lixo de forma irregular será responsabilizado. Colombo está agindo com firmeza para proteger o meio ambiente e manter a cidade limpa”, afirmou.
Monitoramento e fiscalização
As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas em tempo real pela Guarda Municipal e pelas equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente. Pessoas flagradas descartando resíduos em locais proibidos são identificadas e multadas.
“Enfatizamos a todos que o descarte irregular causa danos ambientais, transtornos à população e não será tolerado aqui no nosso município”, disse o Secretário de Governo, Professor Alcione.
- Coleta domiciliar três vezes por semana;
- Coleta seletiva duas vezes por semana;
- Coleta de resíduos vegetais, que são transformados em adubo;
- Programa Papa-Treco, que recolhe móveis, colchões, pneus e outros materiais volumosos.
“Não existe motivo para jogar lixo na rua ou em áreas verdes”, reforçou Zanini.

0 Comentários