NÓDULO NÃO É O ÚNICO SINTOMA DO CÂNCER DE MAMA: MÉDICA EXPLICA SOBRE DETECÇÃO PRECOCE DA DOENÇA

Índice de Conscientização sobre o Câncer de Mama aponta que 37% das brasileiras só conhecem o nódulo na mama como indicativo de câncer, mas existem outros sintomas relevantes, como alterações na pele e no formato da mama


22 de outubro de 2025 - O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente e o que mais mata mulheres em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar disso, dados do Índice de Conscientização sobre o Câncer de Mama 2025, pesquisa encomendada pelo Instituto Natura e pela Avon como parte das entregas do Movimento pelo Cuidado das Mamas, apontam que a maioria das mulheres brasileiras não está bem informada sobre a doença, sendo que 37% delas só conhecem o nódulo na mama como possível indicativo de tumor.

A mastologista Juliana Francisco, consultora médica da Avon, esclarece que alterações na pele, como vermelhidão, inchaço ou aspecto de casca de laranja, e retração, inversão e/ou saída de secreção no mamilo são possíveis sintomas de câncer de mama, além do nódulo na região do seio ou da axila. “É essencial conhecer o próprio corpo e ficar atenta a mudanças para identificar esses possíveis sintomas, mas isso não exclui a necessidade de fazer a consulta anual com o ginecologista e os exames de rotina, principalmente a mamografia”, afirma a especialista.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda, considerando as características da população brasileira, que a mamografia seja realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade, que também passou a ser a recomendação do Ministério da Saúde com a atualização anunciada no final de setembro.

Para quem tem histórico familiar, o rastreio deve começar dez anos antes do diagnóstico da pessoa da família que teve câncer (apenas se for parente de 1º grau), com idade mínima de 30 anos. Havendo sintomas, o exame de mamografia deve ser feito em qualquer idade e até 30 dias após o pedido médico, de acordo com a Lei dos 30 dias - o mesmo prazo vale para a biópsia.

Há alguma forma de prevenir o câncer de mama?

O Índice de Conscientização sobre o Câncer de Mama revelou que 17% das mulheres brasileiras acreditam que a prática do autoexame é uma forma de reduzir o risco de desenvolver a doença. Esse dado evidencia uma confusão conceitual importante: conhecer o próprio corpo e identificar rapidamente alterações é uma estratégia de detecção precoce, enquanto a redução de risco envolve medidas que efetivamente diminuem a probabilidade de surgimento do câncer.

O câncer de mama tem fatores de risco imutáveis - como o histórico familiar, a menarca precoce e a menopausa tardia -, mas muitos outros estão ligados ao estilo de vida, como a obesidade, o sedentarismo e o consumo de álcool, que podem ser alvo de estratégias preventivas para reduzir a probabilidade de desenvolvimento da doença. “A conscientização a partir de informações de qualidade é fundamental não só para que as mulheres tenham os instrumentos para fazer a detecção precoce, como também para adotarem hábitos de vida mais saudáveis importantes para redução dos riscos de desenvolver a doença e saberem seus direitos caso necessitem”, afirma Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Saúde das Mulheres no Instituto Natura.

Para ajudar a diminuir o risco de câncer de mama, a mastologista Juliana orienta: “mantenha-se ativa, pratique exercícios regularmente, alimente-se de forma equilibrada, com muitas frutas e vegetais, evite bebidas alcoólicas e, se possível, amamente, pois a amamentação também protege a saúde das mamas”.

Metodologia do Índice de Conscientização

O estudo do Índice de Conscientização sobre o Câncer de Mama foi realizado pela Somatório Inteligência, a pedido do Instituto Natura e da Avon - que há mais de 22 anos desenvolvem iniciativas em prol da saúde e dos direitos das mulheres -, e ouviu 2.662 mulheres acima de 18 anos em todas as regiões do país, com controle de cotas por faixa etária, classe econômica (sendo que há subparticipação das classes D e E e devido à não aceitação em participar da pesquisa, na maioria dos casos, por falta de confiança em falar do assunto), unidades federativas e porte dos municípios de residência.

O erro amostral da pesquisa é de 1.9%, com um nível de confiança de 95%. As regiões com maior número de participantes são a Sudeste (43%), Nordeste (26%) e Sul (15%). Norte e Centro-Oeste são as regiões de residência de 8%, cada uma, do total de mulheres ouvidas. As entrevistas aconteceram entre 6 de julho e 10 de agosto deste ano, metade delas presencialmente e metade por telefone.

Sobre o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.

Sobre a Avon
Avon é uma das maiores marcas de beleza do mundo e pertence à Natura Cosméticos. Há 138 anos, a Avon tem em sua essência um compromisso com as mulheres, promovendo não apenas experiências em beleza e autocuidado, mas também ações concretas em prol de sua independência e bem-estar. Presente no Brasil desde 1958, concentra no país sua maior operação. Seu portfólio diversificado inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay, Tratamake e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care, além dos perfumes Far Away, Love|U, Attraction, Segno e 300km/H. Além disso, a marca oferece uma variedade de itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.


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