SOB A LUA, POPULAÇÃO PRESTÍGIA A ESTREIA DA ILUMINAÇÃO CÊNICA DA PARÓQUIA SANTA CÂNDIDA

Noite de festa

Foto: Levy Ferreira/SECOM
Iluminação Cênica Igreja Católica de Santa Cândida.

O prefeito Eduardo Pimentel e os moradores da região do Santa Cândida comemoraram, na noite de sexta-feira (29/8), a nova iluminação cênica da Paróquia Santa Cândida. A inauguração fez parte das comemorações da Festa da Padroeira Santa Cândida 2025.

“Hoje é dia de festa no Santa Cândida. Curitiba é uma cidade de muitos povos. No ano que comemoramos 150 anos da imigração polonesa, inauguramos a iluminação da igreja”, comemorou o prefeito, que lembrou que esse tipo de iluminação foi implantada noutras igrejas, desde a gestão passada, quando ele era vice-prefeito. “Chegou a vez da igreja do Santa Cândida”, enfatizou.

O prefeito Eduardo Pimentel destacou que, além do aspecto da segurança, a iluminação cênica tem papel importante noutro setor: “Curitiba é procurada também pelo turismo religioso que a cidade proporciona aos visitantes”

                                         Foto: Levy Ferreira/SECOM

Moradores da região e fiéis da igreja ocuparam a entrada da Paróquia para registrar com seus celulares e fazer, junto com o prefeito, a contagem regressiva para o acionamento da iluminação, que foi muito aplaudida. Os sinos da igreja repicaram como parte da comemoração.

Erguida por imigrantes poloneses e localizada no alto de uma colina, a igreja pode ser vista de longe e a nova iluminação torna ainda mais marcante a construção em estilo neogótico.

Ao prefeito, o Padre Leonardo Ulbrich agradeceu pela instalação da iluminação. “Esse era um desejo de toda a comunidade” disse ele, ao lado de Dom Adenis de Oliveira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. “E será importante para destacar a história e a beleza da arquitetura”, completou o bispo.

Segundo Padre Leonardo, a belíssima iluminação também tem impacto na comunidade da igreja. “O povo se sente mais acolhido para viver a fé”, avaliou. Ele lembrou ainda que a data escolhida para celebrar a padroeira Santa Cândida, neste 29 de agosto, marca também a colonização da região.

Após a inauguração da iluminação, houve missa em louvor a Santa Cândida.

Identidade cultural

            Foto: Levy Ferreira/SECOM



Diferente da iluminação tradicional, a cênica valoriza elementos da edificação, dá graça aos contornos de construções históricas, como a Paróquia Santa Cândida. As luzes cênicas são um presente do Município pelo reconhecimento da trajetória dos europeus na capital paranaense.

A nova iluminação utiliza tecnologia LED, que proporciona mais eficiência e menor consumo energético.
                 
                            Foto: Levy Ferreira/SECOM

Localizada na Rua Padre João Wislinski, o prédio atual, cuja arquitetura é inspirada nas igrejas medievais dos séculos XII a XV, começou a ser construído em 1929 e foi inaugurado em 1936. Junto havia uma capela que foi demolida em 1940. Atualmente, a edificação é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Foto: Levy Ferreira/SECOM
Os trabalhos de infraestrutura subterrânea e a instalação dos novos projetores foram executados pela Engie, empresa que tem a concessão da iluminação pública da cidade, sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Púbicas (Smop).


Presenças

Estiveram com o prefeito na inauguração o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o administrador da Regional Boa Vista, Reinaldo Boaron, o Bracatinga, integrantes da equipe da Smop e da Regional, entre outros servidores.



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários