OTAVIANO CANUTO: TRUMP REAFIRMA PROTECIONISMO AO AMEAÇAR BRICS COM TARIFAS

Colaboração para o UOL, em São  Paulo

Donald Trump reafirma objetivo protecionista aos Estados Unidos ao ameaçar países dos Brics com altas tarifas, disse Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial, em entrevista ao Mercado Aberto de hoje, no Canal UOL.

Eu acho que tivemos um retorno à ideia de tarifas utilizadas por Trump de maneira protecionista mesmo.

Só para lembrar, quando no dia 2 de abril aquelas tarifas recíprocas foram anunciadas e os mercados ficaram nervosos com o anúncio da suspensão para negociação, mas com um certo alívio, achando que na verdade as tarifas não eram para valer mesmo e que eram uma arma para negociar.

Mas é claro que também ninguém poderia esperar que fosse possível para os Estados Unidos fazerem acordos bilaterais com a quantidade enorme de países dentro do prazo que ele estabeleceu. Foi feito o acordo com o Reino Unido, esse acordo com a China e o acordo com o Vietnã.

Então, o sentido que a gente vê agora é realmente a reafirmação do objetivo protecionista de 2 de abril voltando.Otaviano Canuto

Em suas ofensivas mais recentes, o presidente Trump ameaçou ampliar as cobranças tarifarias sobre qualquer país que se alinhar às políticas do Brics, bloco econômico formado por economias emergentes.

O ex-vice-presidente do Banco Mundial falou que as novas ordens tarifarias enviadas são bastante parecidas com as de 2 de abril, reafirmando o objetivo protecionista de Trump, que usa também suas ameaças como armas de negociação.

É interessante notar o seguinte, nessas 14 cartas para os países em que o Trump já enviou, e vão vir mais, na prática, as tarifas que estão estabelecidas para 1º de agosto em todos os 14 casos, são iguais ou bem próximas aquelas que foram em 2 de abril.

Bangladesh estava 37%, na carta agora vai 35%, Bósnia-Herzegovina estava em 35, e agora foi a carta com 30, e por aí vai, e eu acho que o objetivo aí é protecionista e ao mesmo tempo também, uma ameaça como arma de negociação.Otaviano Canuto

Canuto finalizou afirmando que a estratégia do presidente norte-americano não está nada clara em relação a quais países serão taxados mais ou menos.

O caso dos Brics, que negociação haveria para poder levar o Trump a não estabelecer esses 10%? Não está nada claro. Se ele está fazendo acordos também com a China, fez acordo com a China, e se ainda manifesta otimismo com a possibilidade de chegar a um acordo, como é que ele vai fazer?

Vai botar 10% em alguns dos Brics e não nos outros? Vai botar 10% em candidatos a ser parte dos Brics, vai botar 10% na Arábia Saudita? Não está claro.Otaviano Canuto

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:



Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários