BOLSONARO É RÉU E NÃO PERSEGUIDO PELA JUSTIÇA COMO DIZ TRUMP, SEGUNDO JURISTA


Colaboração para o UOL


O argumento de Donald Trump de que Jair Bolsonaro (PL) é perseguido não se sustenta, uma vez que o ex-presidente é réu em ações legítimas, afirmou Eloísa Machado, jurista e professora de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em entrevista ao UOL News hoje.

Bolsonaro não é perseguido. Ele é réu em uma ação penal, e essa não é a primeira vez, que o acusa de uma tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e de uma tentativa de golpe. Essa ação está em sua reta final e é julgada pelo nosso tribunal de cúpula em razão das competências previstas na Constituição.

Estamos falando de uma ampla maioria de ministros que condenou uma série de partícipes do 8 de janeiro por esses mesmos crimes, assim como Bolsonaro será julgado.Eloísa Machado, jurista e professora da FGV

Eloísa frisou que o processo envolvendo Bolsonaro pela tentativa de golpe de estado obedece a todas as regras e considerou grave a tentativa de interferência de Trump.

Trump não manda nada aqui no país. Quem manda no país somos nós, a população brasileira. É a nossa vontade manifesta na urna e que faz com que as decisões sejam tomadas. Ele não tem qualquer ingerência sobre os tribunais brasileiros. É gravíssimo colocar isso em uma carta para impor uma tarifa que certamente prejudicará o comércio brasileiro.

Nem haveria uma forma de o Estado brasileiro, representado pelos três poderes, pudesse voltar atrás, nem o presidente da República pode determinar que o tribunal abandone o curso de uma ação penal. Isso seria inimaginável. Muito menos o Congresso pode mandar parar a tramitação de uma ação judicial.

Essas ações têm transcorrido dentro das regras constitucionais, sob a supervisão de vários ministros do STF. Trump está apenas dando eco a essa estratégia de defesa de quem está sendo acusado de uma tentativa de golpe.Eloísa Machado, jurista e professora da FGV

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Postar um comentário

0 Comentários