PROFESSOR LEMOS REPRESENTA A ASSEMBLEIA EM ASSINATURA DE CONVÊNIO PARA MODERNIZAÇÃO DE ARMAZENS DA CONAB

   Foto:LeandTaques
O deputado Professor Lemos ressaltou a importância do investimento para a logística e o escoamento da produção agrícola.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avança na modernização de seus armazéns com a assinatura de um convênio entre a estatal, a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS/ONU). A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) e contou com a participação do deputado Professor Lemos (PT), que representou a Assembleia Legislativa do Paraná no evento.

O acordo prevê um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional para a realização de diagnósticos e elaboração de projetos executivos de engenharia em armazéns da Conab localizados em Rolândia, Cambé e Ponta Grossa, no Paraná, e em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Em Ponta Grossa, também será realizada a reforma da unidade armazenadora.

O deputado Professor Lemos ressaltou a importância do investimento para a logística e o escoamento da produção agrícola. “Com a modernização, o armazém de Ponta Grossa voltará a operar em seu potencial máximo, passando de 300 mil para 420 mil toneladas de capacidade. Isso fortalecerá a infraestrutura do setor e beneficiará a comercialização de grãos no país”, afirmou o parlamentar.

A unidade armazenadora de Ponta Grossa tem papel estratégico, por estar situada a cerca de 200 km do Porto de Paranaguá, facilitando o transporte de soja e trigo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O UNOPS, escritório da ONU especializado em infraestrutura, ficará responsável pela execução dos trabalhos. A primeira etapa, com previsão de início ainda este ano, envolverá o levantamento da atual infraestrutura dos armazéns e a elaboração dos projetos executivos. As obras devem começar em abril de 2026, com conclusão estimada em dois anos.

O aprimoramento dos equipamentos mecânicos e a recuperação das estruturas civis aumentarão o nível de automação e a agilidade no fluxo de entrada e saída dos produtos, consolidando o Paraná e o Mato Grosso do Sul como polos estratégicos para o abastecimento nacional. 

ALEP

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários