DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN( PT) PROPÕE ROTEIRO TURÍSTICO ''JORNADA DE FÉ DO SUDOESTE'' PARA VALORIZAR O TURISMO RELIGIOSO

Deputada Luciana Rafagnin (PT).. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou projeto de lei para instituir o "Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste"no Paraná. O objetivo da parlamentar é divulgar o turismo religioso, fortalecer as atividades culturais além de impulsionar o desenvolvimento econômico sudoestino. Inicialmente serão 17 pontos turísticos, além de romarias, procissões e cavalgadas.

“A ideia é unir os municípios da nossa região, que possuem expressivas manifestações religiosas, oferecendo aos fiéis e turistas uma experiência imersiva nas práticas de fé católica. Também queremos preservar e divulgar a memória religiosa do Sudoeste, fazendo dela uma referência para todo o estado”, explica Luciana.

A região sudoeste conta com vários pontos turísticos de relevância religiosa, como a Gruta de Santa Emília de Rodat, em Barracão, onde dois eventos importantes acontecem anualmente: a Cavalgada e a Procissão de Santa Emília de Rodat. Já Bom Sucesso do Sul abriga a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um local histórico que, desde os anos 1950, é considerado um espaço de oração e fé.

Além disso, a região é rica em outros atrativos, como o Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Cruzeiro do Iguaçu, a Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Coronel Vivida, e o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos, uma peregrinação de 162 quilômetros que atravessa diversas comunidades com grande importância histórica e religiosa.

Outros locais de destaque incluem a Igreja de Pedra Santa Catarina de Alexandria, em Francisco Beltrão, e o Monumento de Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio do Sudoeste, que é a maior estátua barroca de Santo Antônio da América Latina, com 19,6 metros de altura.

O projeto de lei também estabelece que o Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste seja incorporado ao Calendário Oficial do Estado do Paraná.

No Paraná, o turismo religioso vem mostrando crescimento significativo, com 299 dos 2.415 atrativos turísticos do estado voltados para esse nicho, segundo dados da Secretaria de Turismo.

ALEP
GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários