RUA DA CIDADANIA BOA VISTA TEM AULA DE HISTÓRIA DO BRASIL

Bicentenário da independência

Auto da Independência em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, na Rua da Cidadania do Boa Vista. Curitiba, 31/08/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Uma aula de história ao vivo, tendo como personagens figuras determinantes para a independência do Brasil, que completa 200 anos em 2022. Foi assim que 146 curitibinhas de escolas municipais da Regional Boa Vista, ao lado do prefeito Rafael Greca, passaram a manhã desta quarta-feira (31/8).

Para isso, a Rua da Cidadania do Boa Vista foi transformada em uma grande sala de aula, decorada com flâmulas, bandeiras do Brasil, tendo ao fundo uma reprodução do quadro de Pedro Américo Independência ou Morte – O Grito do Ipiranga.

“É muito importante colocar na cabeça e no coração dos curitibinhas a história do nosso país, do nosso Estado e da nossa cidade. Curitiba está no nosso coração e é assim que mostramos nosso amor pelo Brasil. Por isso, todos os anos fazemos a festa da Semana da Pátria”, disse o prefeito.

    Crianças aprendem e se divertem na estreia do Auto da Independência do Brasil

Como o personagem Curitibinha, o ator Douglas Perez, além de comandar as brincadeiras iniciais com as crianças, também atua no Auto da Independência do Brasil, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Na peça, ele vive o estudante que interage com a professora (a atriz Ingrid Bozza), cujo tema da aula são os 200 anos da independência.

Princesa Leopoldina

O enredo retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822, destacando o papel da princesa Leopoldina no processo da independência.

O espetáculo é conciso e dinâmico, mas dá uma ideia da grande pressão que a corte portuguesa fazia sobre o príncipe regente, D. Pedro, para que retornasse à Europa com a sua família e retroagisse o status do Brasil para colônia.

No final, o soldado da Polícia Militar Elder Aurélio de Andrade Purkotte, caracterizado como D. Pedro I, surge montado em um cavalo e dá o brado de histórico: “independência ou morte”, colocando fim ao jugo de Portugal sobre o Brasil.

Cartilha ilustrada

Além do espetáculo, o prefeito e o vice, Eduardo Pimentel, entregaram aos curitibinhas a edição impressa da caderneta As Vidas da Independência do Brasil, de autoria de André Caliman.

“É muito importante aprender nossa história e como nosso país conquistou a independência”, disse Eduardo Pimentel.

Pequenos aplaudiram

A experiência de assistir ao espetáculo foi marcante para as crianças. O menino Miguel Augusto, 9 anos, que estuda na Escola Municipal Raul Gelbeck, gostou da encenação. “Gostei de tudo, da história, da maneira como os personagens estavam vestidos, muito bom mesmo”, comentou.

Já Alice Eleutério Silva, 9, da Escola Municipal Ricardo Krieger, ficou empolgada com performance dos atores.

“Achei incrível a maneira como eles contaram a história da independência do Brasil. As roupas também estavam lindas”, elogiou Alice.

Participaram também estudantes das escolas municipais Duílio Calderari, Jaguariaíva e Tanira Regina Schmidt.

Presenças

Acompanharam o evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; vereadores; e o assessor especial de articulação política, Lucas Navarro Souza.

Próximas apresentações do Auto da Independência

Dia 1º/9

Às 10h30 – Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430 – Hauer)

Às 15h30 – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Dia 2/9

Às 10h30 – Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão (R. Carlos Klemtz, s/nº - Fazendinha)

Às 15h30 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade (R. Santa Bertilla Boscardin, 213 – Santa Felicidade)

Dia 3/9

Às 16h – Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 - CIC)

Dia 4/9

Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Dia 5/9

Às 11h – Parque dos Tropeiros – (R. Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC)

Às 15h – Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)

Dia 6/9

Às 15h – Rua da Cidadania do Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)

Dia 11/9

Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários