ALEXANDRE PATO CHAMA DJOKOVIC DE HERÓI POR NÃO SE VACINAR

Muito criticado, futebolista voltou atrás, apagou a publicação e tentou se retratar. Além de enaltecer Djokovic, Pato chegou a chamar a pandemia de "peste chinesa" e a vacina de "picada experimental"

reprodução/twitter


O futebolista Alexandre Pato causou polêmica nesta terça-feira (18) por mais uma ação fora dos campos. Em publicação nos ‘stories’ do Instagram — apagada pouco tempo depois — o atacante defendeu o tenista Novak Djokovic, proibido de disputar o Australian Open por não se vacinar contra a Covid-19. Na postagem, esbanjou negacionismo, chamando as vacinas de “picada experimental”, e também xenofobia, ao se referir ao coronavírus como “peste chinesa”.

Pato se referiu a Djokovic como uma lenda do esporte e um herói a ser seguido no “movimento de resistência contra o totalitarismo”. Com o intuito de exaltar o tenista, também listou ações solidárias do sérvio.

Apesar do discurso antivacina, o jogador de futebol publicou foto recebendo a primeira dose do imunizante, nos Estados Unidos, dia 5 de abril de 2021, aproximadamente quatro meses antes dos brasileiros na mesma faixa etária poderem receber a vacina. A MLS, liga norte-americana de futebol em que Alexandre atua, demonstra baixa tolerância com não-vacinados e já divulgou que mais de 95% dos atletas receberam as doses contra a doença.


Todos os imunizantes contra a Covid-19 aprovados no Brasil passaram pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são eficazes contra o vírus e seguros à saúde. Atualmente, o Brasil registra mais uma alta de casos da doença, mas sem muitas mortes, tendo em vista que quase 70% da população já está completamente imunizada.

Voltou atrás

Após a repercussão negativa do texto, Alexandre Pato mudou o posicionamento e agora pede que todos se vacinem. “Quero deixar clara a importância de todos os seres humanos se vacinarem. Eu tomei as minhas doses no exato momento em que fui liberado para tal, e acho importante que todos tenham essa consciência de se proteger e proteger quem está ao seu lado”, afirmou Pato na retratação.

A vacina contra a covid-19, como é consenso entre cientistas, é a principal defesa que o ser humano tem à disposição para evitar morrer com a doença. Mais de 5,5 milhões de pessoas já foram vítimas da covid-19 desde o começo da pandemia, sendo mais de 620 mil só no Brasil.

Djokovic virou assunto nas últimas semanas não por qualquer conquista no tênis, e sim por preferir não se vacinar contra a covid-19. Ele tentou entrar na Austrália com uma exceção médica e ficou detido em duas ocasiões, a princípio conseguiu uma liberação na Justiça, mas depois acabou deportado. Ele não havia cumprido isolamento após supostamente contrair o coronavírus, em dezembro, e ao entrar no país havia apresentado informações que não eram verdadeiras, além de ser um notório crítico da obrigatoriedade das vacinas.

https://www.pragmatismopolitico.com.br/
GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários