CAMARA MUNICIPAL DE CURITIBA MARCA ABERTURA DO OUTUBRO ROSA NA CAPITAL.

Proposta pela vereadora Noemia Rocha, a sessão contou com a presença de voluntários, médicos e sobreviventes do câncer de mama.


A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na última sexta-feira, dia 1º de outubro, uma sessão solene para marcar a abertura da campanha do Outubro Rosa, mês que marca a campanha global de conscientização e combate ao câncer de mama. De iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), a sessão solene foi realizada de forma remota e transmitida pelo canal do Youtube da CMC.

Em Curitiba, a lei 15.082/2017, de iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar, instituiu o mês no calendário oficial da cidade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que já foram registrados 66.280 novos casos no Brasil, em 2021.

Na abertura do evento, Noemia Rocha compartilhou sua história com a doença – perdeu a mãe para o câncer de mama e duas das quatro irmãs dela já tiveram a doença. A vereadora disse que a ideia de iluminar o Palácio Rio Branco de rosa, em homenagem à campanha, partiu dela, durante seu segundo mandato. Hoje, a CMC muda a iluminação do palácio em apoio a diversas campanhas e datas diferentes ao longo do ano.

Entre os convidados da sessão, estiveram Tânia Maia Gomes, Embaixadora Internacional da Paz e Embaixadora do Bem, sobrevivente do câncer de mama; Dr. José Linhares, médico mastologista; Simone Braga Côrtes, que também superou a doença e deu seu depoimento; a pastora Marlici Santos, que realizou uma prece; e Fernanda Marçal, idealizadora e fundadora do Instituto Mulheres que Inspiram (IMQI).

A sessão ainda contou com a apresentação do Conjunto de Sinos da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB). O conjunto, formado por mulheres, apresentou a música “Descansarei”, de Reuben Morgan.

Depoimentos

Tânia Gomes usou seu tempo para contar a história do movimento para os presentes. A campanha nasceu nos anos 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, cidade que na época possuía altos índices da doença. No Brasil chegou em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A Embaixadora da Paz também aproveitou para brindar, pois no dia estava comemorando 20 anos do final de seu tratamento contra o câncer de mama.

“Esse é um Outubro Rosa histórico. É um mês em que estamos saindo ainda da pandemia, então deixamos de fazer muitos exames e muitos diagnósticos não foram realizados. É importante que este Outubro Rosa seja uma retomada dos cuidados com a saúde em relação ao câncer de mama”, ressaltou o Dr. José Linhares, durante sua fala.

O médico também reforçou a importância do autoexame e da mamografia, disponível pelo SUS para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Cerca de 63% das mulheres em idade para o exame deixaram de realizá-lo durante a pandemia. “Quem procura acha, e quem acha cura”, finalizou Linhares.

Simone Braga Côrtes, vitoriosa contra o câncer de mama, deu seu depoimento de sua casa em Cascavel, no oeste do estado, uma vez que a sessão era remota. Depois de ser acometida pela doença duas vezes e precisar retirar ambas as mamas, a dentista fundou o movimento Cascavel Rosa, que luta também por políticas públicas que possibilitem às pacientes de câncer de mama avançado possuir acesso igualitário a tratamentos modernos.

Tânia Gomes voltou a falar, para trazer mais alguns dados, além parabenizar e homenagear todas as Embaixadoras do Bem e voluntárias, que promovem ações e trabalham na conscientização e combate à doença. A ativista também falou sobre seu projeto Chaveiro da Vida, que já teve a oportunidade de apresentar na Polônia, na Malásia, além de outros lugares no Brasil, somando cerca de 100 mil pessoas atingidas. Ela ainda fez um convite para a abertura da mostra De Peito Aberto, no shopping Jockey Plaza, entre 7 e 31 de outubro, realizada por ex-pacientes do câncer de mama.

José Linhares mencionou a possibilidade da realização de uma audiência pública sobre o assunto na CMC, e a vereadora Noemia Rocha disse estar aberta e reforçou o elogio ao projeto. Em seguida foi realizada uma homenagem a todas as Embaixadoras do Bem presentes, que exibiram seus certificados da CMC e falaram frases de esperança e gratidão.

Noemia Rocha encerrou a sessão agradecendo a presença de todos, após a terceira apresentação do coral da PIB da noite. A vereadora também ressaltou que se tornou parlamentar após uma vida toda como voluntária e ativista social. Você pode assistir a esta e outras sessões, reuniões e audiências pelos canais digitais da CMC, como Youtube, Twitter e Facebook.

EM VÍDEO A SESSÃO SOLENE:




CMC

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: Filipi Oliveira



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários