A CIÊNCIA EXPLICARÁ AS ORIGENS VERDADEIRAS DO CORONAVÍRUS?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), pede a todos  países cooperação para acelerarar os estudos sobre as origens da pandemia Covid-19.

Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, esta sexta-feira, que estava a criando um novo grupo para rastrear as origens do coronavírus, segundo a “Reuters”.

Depois da primeira fase de estudos, a OMS continua a insistir na necessidade de investigar as origens da Covid-19. Nas primeiras conclusões sugerem que o vírus teve origem animal. No entanto, outro estudo norte-americano apresenta a probabilidade de a Covid-19 ter sido produzida em laboratório.Por sua vez, a China defendeu que o estudo devia ser alargado a outros países.

Agora, a OMS apelou aos governos a nível mundial para que cooperem no sentido de acelerar os estudos sobre as origens da pandemia Covid-19 e “para despolitizar a situação”.

Segundo a OMS, um novo grupo consultivo apelidado de Grupo de Aconselhamento Científico Internacional para Origens de Novos Patógenos apoiaria “a rápida realização” dos estudos adicionais.

“Devemos trabalhar juntos. Todos querem saber a origem da pior pandemia deste século”, argumentou o porta-voz da OMS, Fadela Chaib, em conferência de imprensa da ONU, esta sexta-feira.

Os Estados Unidos aplaudiram o plano da OMS, destacando a importância de “ênfase em estudos de base científica e esforços conduzidos por dados para encontrar as origens desta pandemia para que possamos detetar, prevenir e responder melhor a futuros surtos de doenças”.

A decisão da OMS surge na sequência dos comentários do líder da missão da OMS, Peter Ben Embarek, na quinta-feira, disse que a hipótese do laboratório merecia um estudo mais aprofundado.

Bianca Marques (Portugal)

https://jornaleconomico.sapo.pt/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários