CORONAVÍRUS: CASOS CONFIRMADOS SOBEM PARA 60 NO PARANÁ, DIZ SECRETARIA

__________________________________________
18;15 DIA 24 DE MARÇO
ATUALIZANDO DADOS DO CONVID- 19 EM CURITIBA
46 CONFIRMADOS
185 DESCARTADOS
210 SUSPEITOS
9 CASOS NOVOS DE HOJE SOMADOS A ESTES, SÃO CONTATOS DE VIAJANTES QUE ESTIVERAM EM OUTROS ESTADOS
_____________________________________________________________________________

Foram confirmados seis casos a mais nesta segunda (23); três em Curitiba, dois em Cianorte, no noroeste, e um em Cascavel, no oeste do estado.

Por Ederson Hising e Wesley Bischoff, G1 PR — Curitiba




São confirmados mais seis casos do novo coronavírus no Paraná

Os casos confirmados do novo coronavírus no Paraná aumentaram de 54 no domingo (22) para 60 nesta segunda-feira (23), conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Ministério da Saúde confirmou 56 casos no estado.

Serviços afetados pelo coronavírus no Paraná
Foram três novas confirmações em Curitiba, duas em Cianorte, no noroeste, e uma em Cascavel, no oeste do estado, que registrou o primeiro caso da Covid-19. Cianorte é o segundo município com mais casos no estado, com seis confirmações.

Segundo a secretaria, as confirmações foram de seis mulheres, com idades entre 28 e 53 anos, que estiveram em São Paulo, Emirados Árabes ou contato com algum outro caso confirmado.

As suspeitas em investigação subiram de 1.354 para 1.519. O Paraná tem oficialmente 159 suspeitas descartadas, de acordo com o boletim.

A Sesa informou que aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde, que está instável há cerca de uma semana, para poder negativar 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

No domingo, a secretaria explicou que todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias passaram a constar no boletim como casos em investigação da Covid-19. Com isso, houve um salto de 273 para 1.354 suspeitas entre sábado (21) e domingo.

A maior parte das suspeitas está em Curitiba, que tem 291 investigações. A capital é seguida por Londrina (171), no norte, e Cascavel (114).

Casos de coronavírus no Paraná

Primeiros casos confirmados em 12 de março; nenhuma morte registrada
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Casos por município, segundo a Sesa:

Curitiba: 34
Cianorte: 6
Foz do Iguaçu: 4
Londrina: 3
Pinhais: 2
Maringá: 1
Colombo: 1
Campo Largo: 1
Ponta Grossa: 1
Pato Branco: 1
Guaíra: 1
Cascavel: 1
Residentes fora do Paraná: 4

Os casos de residentes fora do estado não são considerados pelo Ministério da Saúde. Essas pessoas foram diagnosticadas no Paraná, mas duas são de Miami, nos Estados Unidos, e as outras duas de São Paulo (SP).

Na noite desta segundo, a Secretaria de Saúde de Maringá, no norte do Paraná, confirmou o quarto caso da Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher que esteve em Curitiba e participou de uma reunião com participantes de São Paulo, informou a secretaria. Ela está em isolamento domiciliar.

A Sesa, porém, confirma apenas um caso do novo coronavírus em Maringá.

Casos da Covid-19 por faixa etária no Paraná

Até a terça (24), eram 42 mulheres e 28 homens

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Transmissão comunitária


O Ministério da Saúde declarou, na sexta-feira (20), que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou no mesmo dia que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e que o sistema de saúde entre em colapso.

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Aumento na procura de hospitais

O presidente da Associação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), Flaviano Ventorim, disse que os hospitais paranaenses registraram aumento na procura por atendimento na última semana.

Segundo ele, muitas pessoas começaram a ir para os hospitais atrás de testes para o novo coronavírus.

O presidente recomendou que a busca por atendimento deve ser feita primeiramente nas unidades de saúde para não sobrecarregar os hospitais.

“É como se fosse um ralo, se você joga muita água de uma vez não dá conta. Se chegar muita gente de uma vez, vai ter dificuldade no atendimento. Por isso é importante ficar em casa”, disse.

Ventorim afirmou que os hospitais estão enfrentando dificuldades para conseguir fornecedores de máscaras, aventais e álcool em gel. Em média, as instituições tem esses suprimentos para mais um mês.

A Femipa anunciou também que os hospitais estão suspendendo visitas. Em casos de idosos, crianças e pessoas que precisam de ajuda, está sendo autorizada a presença de um acompanhante, desde que o paciente não esteja em tratamento da Covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários