BAIRROS DE CURITIBA ENFRENTAM A MIGRAÇÃO DE '' PRAGAS URBANAS''

Tão comum nos centros da cidade, alimentados com pipocas e restos de alimentos das lanchonetes e restaurantes de Curitiba. Podemos ver nos bairros de Curitiba este aumento de aves.
O Pombo, embora seja o pássaro símbolo da Paz, é um dos maiores transmissores de doenças urbanas que existem, sendo até apelidado de “rato com asas”, de tão prejudicial. Esta ave Exótica trazida para o Brasil na época da colonização, encontra-se em qualquer cidade com facilidade de adaptação utilizando os telhados das casas,beirais de janelas e prédios.


Foram introduzidos no Brasil pelos portugueses e adaptaram-se ao ambiente urbano, representantes da espécie Columba livia. Nascem a cada 17 a 19 dias, alimentam-se de migalhas, grãos, sementes e até de restos de alimentos que vão para lixo. Têm hábitos diurnos, grande capacidade de vôo, vivem aproximadamente de 3 a 5 anos nos centros urbanos e são muito fiéis, sendo comum formarem casais para o resto da vida. Segundo Montenegro Neto e Nunes (1998), " A problemática da urbanização desordenada das cidades associada à falta de políticas de controle ambiental urbano, rural e silvestre vem criando, nos últimos anos, dificuldades e desafios na relação homem / ambiente.


Muitas dificuldades vêm surgindo com a intensa proliferação de animais sinantrópicos em áreas urbanizadas, fundamentalmente pelo desconhecimento e desordenação do homem ao ocupar novos espaços para lazer, moradia e trabalho, desafiando nossa capacidade de apresentar soluções a tempo de conter seu avanço.

A instalação de pombos em áreas urbanizadas vem assumindo lugar de destaque, quer seja pelos danos ao patrimônio público, quer, em especial, na saúde pública, pelo importante papel dispersor ou facilitador na proliferação de agentes patogênicos, na maioria de evolução crônica, muitos deles atualmente mais discutidos devido às doenças imunosupressoras que afetam parcela significativa da população humana neste final de século".

Fora as doenças transmitidas indiretamente através das fezes, da poeira das penas e parasitas que vivem sobre o seu corpo(Alergias; Salmnelose; Histoplasmose; Criptococose; Ornitose) pode causar entupimento de calhas (pela sujeira que ele carrega para fazer os ninhos), apodrecimento de forros de madeira, danos a monumentos históricos, danos a pintura de carros e até danos a antenas de TV, por causa da acidez das fezes. Pode também causar acidentes aéreos – principalmente com helicópteros – e de trânsito. Não somente o bairro do Santa Cândida,há outros bairros no centro da cidade vemos pessoas que alimentam nas praças contribuindo na proliferação.Esta ave é capaz de garantir sua sobrevivência encontrando o seu alimento próprio

Para se livrar dos pombos é um pouco complicado, e começa com a oferta de comida – se eles continuarem a receber alimento, não deixarão o lugar, e se multiplicarão. Também se devem eliminar os ninhos, mas a limpeza exige cuidados como luvas e máscara, para evitar contaminação e doenças(Alergias; Salmnelose; Histoplasmose; Criptococose; Ornitose). Existem repelentes para pombos, a serem aplicados nas áreas onde eles ficam, causando irritação nas aves, e também existem anticoncepcionais para pombos, mas que também podem causar problemas com as outras aves do lugar – portanto não são tão recomendados.

O controle de abrigo ultiliza-se tela, fios de nylon ou arames tencionados nos vão das telhas e marquises; placas com baixa voltagem, também a utilização de espículas pontiagudas metálicas em beirais. Lembre-se: Ajude a eliminar afastando esta ave com os quatro AS: Água, Alimento, acesso, Abrigo

Postar um comentário

0 Comentários