CÂMARA DE CURITIBA RECEBE DELEGAÇÃO DE VEREADORES DO PERU

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, nesta quinta-feira (25), um grupo de seis vereadores da cidade peruana de Callao. 


Os parlamentares foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), e trocaram experiências sobre gestão urbana.

Cônsul do Peru no Paraná visita a Câmara

O cônsul honorário do Peru no Paraná, Luiz Henrique Sossella Costa Lima, e a representante da Associacón Peruana Brasileira, Adela Libertad Macedo dos Reis Lopes, visitaram a Câmara de Curitiba, na tarde do dia 16 de julho. Foram recebidos pela assessora Mari Derosso, na presidência do Legislativo, e fizeram convite para o jantar comemorativo aos 186 anos da independência do Peru, no próximo dia 28, às 19h30.



Vizinha da capital Lima, Callao possui cerca de um milhão de habitantes e os principais porto e aeroporto do país. Conforme os visitantes, que buscam no Brasil soluções para as áreas de mobilidade e segurança, a grande movimentação de cargas e de turistas sobrecarrega o trânsito da cidade.

s políticos elogiaram a boa organização do trânsito e do transporte público locais e também se disseram impressionados com a limpeza e os índices de reciclagem de lixo de Curitiba. “Estamos muito contentes em recebê-los. Temos sido uma capital olhada pelo mundo e sentimos orgulho em prepará-la melhor para o futuro. Há cerca de 15 dias recebemos uma delegação da Polônia. É importante trocar conhecimento, experiências, fazer este intercâmbio cultural. Afinal, sempre temos algo a aprender também”, afirmou Zeglin.

Monitoramento do trânsito por câmeras, fiscalização eletrônica, sistema de binários, sincronização de semáforos e ações educativas, além do trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), foram alguns dos temas compartilhados por Tito Zeglin com os colegas estrangeiros. Os peruanos, que partem amanhã para São Paulo, ficarão ao todo seis dias no Brasil. O grupo é coordenado por Vinicius Braga Teixeira, gerente-geral do Consórcio Trânsito Cidadão, responsável por essa área em Callao.

Integram a comitiva os vereadores (que no Peru são chamados de regidores) Reynaldo Rodolfo Encalada Tovar, Johan Luigui Mantilla Peña, Pablo Enrique Gazzolo Romero, Karina Lizbeth de Montreuil Meza, Christina Lopez Pallardel e Estefany Elcher Becerra Pazos. Segundo-secretário do Legislativo de Curitiba, Professor Euler (PSD) também acompanhou a reunião.

CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

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EL CALLAO, PROVÍNCIA DO PERU

A Província Constitucional do Callao (Provincia Constitucional del Callao), popularmente conhecida como El Callao ou, simplesmente, Callao, é uma província do Peru. 

Sua área coincide com a região do Callao, embora o governo da província seja separado do governo da região.

 Situa-se na costa do oceano Pacífico e possui o principal porto do país. Conta com uma população de 813 264 habitantes (censo de 2005).

É a terceira cidade mais populosa do Peru. Conta com o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez (ao norte da cidade), e com a maior estrutura industrial do país. Encontra-se conurbada com a cidade de Lima, de cujo Centro Histórico dista quinze quilômetros.

A região de Callao já é habitada desde 10000 a.C. Quando os incas chegaram à região no século XV, ela era habitada pela cultura Maranga. A cidade começou a ser povoada por espanhóis em 1535, quando desembarcaram os navios de Francisco Pizarro e Diego de Almagro. Em 6 de março de 1537, o espanhol Diego de Ruiz obteve autorização para construir um tambo (hospedaria) na cidade.

Em 1555, se iniciou a construção do primeiro bairro espanhol. No ano seguinte, o vice-rei Andrés Hurtado de Mendozanomeou dom Francisco López como o primeiro alcaide do porto. Em 1579, o porto foi atacado por Francis Drake. Nos primeiros mapas do Peru, elaborados em 1635 pelo cartógrafo Guiljelmus Blaew, a cidade é referida como "vila do Callao".

Durante o Vice-Reino do Peru (1542-1824), a cidade foi conhecida informalmente como "Porto de Lima". Segundo o cronistaindígena Felipe Guamán Poma de Ayala, desde essa época Callao já era o principal porto de todo o litoral oeste da América Espanhola.

Em 28 de outubro de 1746, um terremoto seguido de maremoto dizimou a cidade: dos 5 000 habitantes, somente sobreviveram duzentos. Visando a evitar a repetição da tragédia, o vice-rei José Manso de Velasco criou a cidade de Bellavista, situada a três quilômetros de Callao, em uma planície distante do mar. No entanto, a população chalaca insistiu em viver junto ao mar.

Durante a guerra de independência do Peru, Callao teve uma grande importância estratégica, pois controlava a entrada e a saída de mercadorias, bem como a frota militar.

Entre 10 de dezembro de 1835 e 24 de janeiro de 1836, e entre 31 de agosto e 7 de dezembro de 1836, fuzileiros navaisnorte-americanos desembarcaram para proteger os interesses norte-americanos durante uma tentativa de revolução.

Entre 1850 e 1851, começou a funcionar a estrada de ferro Lima-Callao, a segunda na América do Sul. Em 2 de maio de 1866, aconteceu a batalha de Callao entre a Armada Espanhola e as forças peruanas em terra, no contexto da Guerra espanhola-sul-americana.

(FONTE: WIKIPÉDIA)

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