PÁSSARO MAIS VELHO CONHECIDO DO MUNDO BOTA OVO AOS 67 ANOS


A albatroz chamada Wisdom é um pássaro fora do comum, que não só venceu, como superou todos os obstáculos da vida.

Com 67 anos, a mais velha ave selvagem conhecida do mundo colocou um ovo em sua casa, no Atol Midway, localizado no norte do Oceano Pacífico, a noroeste do Havaí, pertencente aos EUA.

Esse ovo é mais um de seus sucessos: em sua longa vida, Wisdom já deu à luz a cerca de 30 a 35 filhotes. Dado que sua espécie está quase ameaçada de extinção, essa “supermãe” é uma conquista da natureza.
Campeã

Wisdom e seu atual companheiro, Akeakamai, retornam todos os anos ao Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea para fazer um ninho e criar um único filhote.

No último 13 de dezembro, o Serviço para Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS, na sigla em inglês) confirmou que o par estava incubando um novo ovo.

Wisdom já sobreviveu a vários companheiros. Ela também é notável por ter registrado cerca de dois a três milhões de quilômetros desde 1956 – o equivalente a quatro a seis viagens de ida e volta para a lua.


“É sem precedentes que conheçamos um pássaro que sabemos que tem 67 anos e que ainda está reproduzindo”, disse Kate Toniolo, vice-superintendente do Monumento Nacional Marinho.

Por Natasha Romanzoti

Postar um comentário

0 Comentários