BASTA,FAMÍLIA BOCA ABERTA



Em tempos de autoritarismos, a primeira vítima é a verdade. O jornalismo, por reportar fatos e atos, acaba sendo vítima desse autoritarismo. Foi assim nos governos fascista e nazista (Itália e Alemanha). Em Londrina a família Boca Aberta, uma aberração destes tempos de desinformação e ignorância, tenta utilizar os mesmos métodos dos fascistas e nazistas para calar a imprensa.

Liderada por Boca Aberta (Emerson Miguel Petriv) a família ingressou, na Justiça, com ações contra os repórteres Guilherme Marconi e Rafael Machado, do grupo Folha de Londrina. Acusam os repórteres pelo “crime” de noticiar fatos de amplo conhecimento público: as ações que a família sofre na Justiça.

Tentativa tosca e tacanha. Sabem os Boca Aberta que não possuem fundamentos legais para criminalizar a divulgação de fatos e atos. Mas usam as ações na Justiça para desinformar e acusar, levianamente, profissionais sérios e competentes. Apostam na desinformação e na ignorância de seus seguidores nas redes sociais para caluniar e difamar Marconi e Machado.

É dever de todo cidadão se insurgir contra atos difamatórios. No Brasil atual, em que elementos com índole fascista apostam no quanto pior, melhor, é obrigação e exercício democrático denunciar essas aberrações. Aberrações que atentam contra o jornalismo sério e independente.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) se solidarizam com os repórteres Marconi e Machado. E irão até as últimas consequências na defesa da liberdade de imprensa e no direito ao trabalho de informar dos dois jornalistas. O que a família Boca Aberta pretende, com as ações na Justiça, é calar os profissionais.

Não calarão. 

Chegou o momento de a sociedade londrinense dar uma basta aos desmandos da família Boca Aberta. Não será com ações na Justiça contra jornalistas que o senhor Petriv e seus familiares irão se livrar das ações na Justiça. Cabe ao Judiciário decidir se a família cometeu ou não crimes. Cabe ao jornalismo sério informar que estas ações existem.

Necessário lutar contra atitudes antidemocráticas e fascistas como essa da família Boca Aberta. O Sindijor Norte PR está nesta luta e denuncia, publicamente, os métodos milicianos de Emerson Petriv (Boca Aberta) e sua família. Ao tentar intimidar Marconi e Machado, os Boca Aberta agridem a verdade e atentam contra toda uma categoria profissional. Não passarão!

Foto: Boca Aberta, em entrevista após ter o diploma cassado por unanimidade pelo TSE – Cedida por Isaac Fontana


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários