MP-PR LANÇA FOLDER PARA INCENTIVAR O PLANTIO DA ARAUCÁRIA NO PARANÁ

Dos 20 milhões de hectares ocupados originalmente por florestas de araucária no Paraná, restam apenas 2%. A árvore, importante para a fixação do regime hídrico dos rios e para a preservação da biodiversidade, está na lista das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

 Por isso, nesta quinta-feira, 11 de junho, às 9 horas, na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente lançará um folder, que explica a importância da conservação das araucárias e procura incentivar o plantio da espécie em áreas protegidas.

O lançamento do material será transmitido ao vivo, pela internet (webcast), e faz parte das comemorações alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente. O folder foi elaborado pela equipe do CAOP e será distribuído à população através dos técnicos da Emater e das secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, instituições parceiras da iniciativa.

Além de indicar o melhor local para o plantio da araucária e explicar como é simples realizá-lo a partir do pinhão, semente da árvore, o material aborda a importância do reflorestamento da espécie em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em Áreas de Reserva Legal, que são as faixas de terreno das propriedades rurais em que a conservação e a preservação das matas são obrigatórias.

 “Queremos aproveitar esta época do ano, em que a produção de pinhão é grande, para incentivar plantio da araucária por meio da semente, já que este método é considerado mais eficiente para o reflorestamento da espécie. 

Também pretendemos conscientizar os agricultores de que o plantio é aconselhado, principalmente, nas áreas de preservação, que eles já são obrigados a manter em suas propriedades, podendo, futuramente, tornar essas áreas produtivas, com a produção de pinhões e, ainda, contribuindo para a preservação da araucária”, explica o procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio. 

Postar um comentário

0 Comentários