IGREJA JÁ TEM UM NOVO PAPA

Novo papa Francisco I saúda fiéis na Praça de São Pedro, no  Vaticano Gregorio Borgia/AP

 17h12: Veja aqui como foi a escolha do papa Francisco I.


17h02: Bergoglio é um opositor ferrenho do casamento gay e “inimigo” dos Kirchner. A Argentina foi o primeiro país da América Latina e o décimo no mundo a contar com uma lei de casamento homossexual em todo seu território. Quando ainda era cardeal, Bergoglio afirmou que o projeto de casamento entre pessoas do mesmo sexo se trata de um “movimento do diabo” que pretende “destruir o plano de Deus”.


16h50: O secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Leonardo Steiner, dá entrevista coletiva elogiando a escolha do novo papa por ser um homem latino-americano.


 16h44: Veja aqui a galeria de fotos.


16h40: Antes do conclave, a imprensa argentina tinha pouca confiança nas chances de Bertoglio, que esteve perto de ser escolhido papa em 2005. Segundo o Clarín, a idade avançada (76 anos) e alguns problemas recentes de saúde pesavam contra o cardeal nesta eleição. Sua entrada na Capela Sistina, porém, provocou aplausos entusiasmados dos presentes e deu um indício de sua força.


16h39: A escolha do nome Francisco é em homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia a poder e dinheiro


16h38: John Allen Jr. diz, ainda, que Bergoglio pode ser fundamentalmente conservador em muitas questões, mas não é um defensor dos privilégios do clero ou um homem insensível às realidades pastorais. Em setembro de 2012, ele disparou um ataque contra os padres que se negavam a batizar crianças nascidas fora do casamento, classificando a recusa como uma forma de “neoclericalismo rigoroso e hipócrita”.


16h37: Segundo John Allen Jr, um dos mais experientes vaticanistas da atualidade, Bergoglio é um ortodoxo inflexível em matéria de moral sexual e convicto opositor do aborto, da união homossexual e da contracepção. Em 2010 ele afirmou que a adoção de crianças por gays é uma forma de discriminação contra as crianças, o que lhe valeu uma reprimenda pública por parte da presidente argentina Cristina Kirchner. Ao mesmo tempo, ele demonstra sempre profunda compaixão pelas vítimas da aids; em 2001, por exemplo, visitou um sanatório para lavar e beijar os pés de 12 pacientes soropositivos.


16h34: “Nos vemos em breve. Amanhã quero ir rezar para nossa Senhora para que ela proteja a cidade de Roma. Boa noite e bom descanso”, diz o papa Francisco, o primeiro papa latino-americano e não-europeu em 1.300 anos. A cortina se fecha, os cardeais vão se recolher e os sinos voltam a badalar.

16h32: O hino pontifício começa a tocar.
 

16h31: Após sua benção, o papa Francisco é aplaudido e aclamado pela multidão reunida na Praça São Pedro.


16h29: O papa Francisco inicia sua benção.


16h29: “Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, diz o papa Francisco.


16h28: O papa Francisco pede que o povo faça uma oração para ele. “Vamos fazer silêncio para fazer essa oração de vocês por mim”. A multidão se cala em oração.


16h26: “Agora, vamos iniciar esse caminho juntos. Esse caminho da Igreja de Roma. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós. Vamos orar uns pelos outros, rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade.”


16h25: “Antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso papa emérito, Bento XVI. Oremos para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o receba”. E inicia o “Pai Nosso”, seguido da “Ave Maria”.

16h24: O papa Francisco inicia sua benção: “Irmãos e irmãs, boa noite”. A multidão grita, emocionada.


16h22: o novo papa, Francisco, faz sua primeira aparição na Praça São Pedro e é ovacionado pelos fiéis. Como determina a tradição, ele veste a batina branca, que é vestimenta papal.


16h20: Em 2005, uma reportagem da revista italiana Limes, informou que Joseph Ratzinger foi eleito apenas depois do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, considerado seu principal rival, mostrar que não desejava assumir a responsabilidade do cargo.  Ratzinger então foi eleito com 84 votos, na quarta e última rodada.


16h19: É um homem sem luxo, vive sem ostentações, cozinha a própria comida, usa o transporte público.

16h18: Jorge Mario Bergoglio é cardeal desde 2001, foi indicado por João Paulo II, e é arcebispo de Buenos Aires desde 1998


 16h17: O argentino Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, é arcebispo de Buenos Aires, é progressista, foi o principal concorrente do papa emérito Joseph Ratzinger no último conclave


16h15: Esse será o primeiro papa latino-americano em mais de 1.000 anos, surpreendendo a multidão.

16h13: Seu nome será Francisco – o primeiro papa com nome Francisco.


16h13: O argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa.


16h12: As janelas da sacada se abrem. “Habemus Papam”


16h08: Mesmo com o frio de 8ºC, os fiéis continuam chegando à Praça São Pedro. Em Roma, são 20h08.

16h07: Fiéis ficaram horas aguardando esse anúncio. Muitos estão desde o início da manhã reunidos em Roma esperando o resultado do conclave.


16h06: As luzes se acendem na sacada principal da basílica São Pedro. Multidão grita “Viva o papa! Viva o papa!”


16h04: Rádio Estadão - acompanhe ao vivo a cobertura do apresentação do novo papa.

16h02: Estadão Dados - “Papa”, “fumaça” e “branca” viram hits instantâneos no Twitter.

 16h: Nome do novo papa deve ser anunciado em breve.


15h55: Veja as mensagens no Twitter postadas por quem está na Praça de São Pedro, no Vaticano.

15h54: Site do Vatiano homenageia novo papa.




15h50: Um dos momentos mais íntimos do conclave é quando o eleito retira-se para a sacristia da Capela Sistina para meditar e vestir uma das três vestes brancas já preparadas antes de apresentar-se aos fiéis na Praça São Pedro.


 15h42: Fiéis cantam em coro, emocionados, o hino pontifício interpretado pela polícia italiana.




15h39: Agora quem chega à Praça São Pedro em desfile são os policiais italianos.


15h36: Multidão grita “Viva o papa! Viva o papa!”


15h33: A banda do Vaticano chega à Praça São Pedro e a guarda suíça acompanha em traje de inverno.

15h31: É cada vez maior a multidão de fiéis que se aglomera na Praça São Pedro aguardando o anúncio do nome do novo papa.


15h28: A partir da eleição, o papa inicia imediatamente o exercício de seu mandato, com autoridade sobre toda a Igreja Católica, mas a entronização ou posse só ocorrerá alguns dias depois. O tempo suficiente para a chegada de delegações governamentais e religiosas ao Vaticano para a cerimônia, uma missa solene na Praça de São Pedro.


15h26: Após aparecer para o público e dar a sua primeira bênção, o novo papa volta à Casa de Santa Marta, onde ocupará um apartamento especial, depois de jantar com os cardeais.


15h25: Após cerca de 40 minutos, o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro para dar a bênção Urbi et Or::bi ( à Cidade de Roma e ao Mundo), sua primeira bênção.


15h23: Logo depois, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, protodiácono deste conclave, dirige-se à sacada principal da Basílica de São Pedro para fazer o anúncio “Habemus Papam!”, seguido do sobrenome do cardeal eleito para assumir o trono de São Pedro.


15h22: Na volta, é lida uma passagem do Evangelho ligada à figura do papa, com uma breve oração. Os cardeais lhe prestam homenagem e cada um deles se ajoelha aos pés do novo pontífice e lhe promete obediência.


15h20: Agora, o novo papa dirige-se à Sala das Lágrimas, anexa à Capela Sistina, e recebe as vestes (batina branca) de romano pontífice.


15h19: Após a contagem dos votos, o cardeal que preside a eleição perguntou ao escolhido, em latim, se ele aceitava ser papa e ele disse sim, por isso a fumaça branca.


15h18: Para ser eleito, o novo papa teve de receber mais de dois terços dos votos dos 115 cardeais – o que significa que ele recebeu ao menos 77 votos.


15h15: Fumaça branca continua saindo da chaminé da Capela Sistina. Sinos continuam badalando. Fiéis gritam entusiasmados.


15h12: O novo papa foi eleito no quinto escrutínio do conclave, a quarta votação de hoje.

15h10: Fiéis emocionados gritam em coro “Habemus Papam” na Praça São Pedro.


15h09: Multidão vibra e grita com a escolha do novo papa. Os sinos da basílica São Pedro anunciam que a Igreja já tem seu novo líder.


15h06: Igreja Católica já tem um novo papa. Mais informações em instantes. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 19h06 (15h06 do horário de Brasília).



Gaivota pousa na chaminé da Capela Sistina e rouba atenção



AP – Ainda sem a definição do nome do novo papa, uma gaivota roubou a cena durante a manhã no conclave papal. A vigília para ver a fumaça transformou-se em observação do pássaro na Praça São Pedro, depois que a gaivota pousou no topo da chaminé que deverá soltar em breve a fumaça que anunciará o novo pontífice.

Do alto do telhado da capela, a gaivota tinha uma vista privilegiada do mar de peregrinos que esperam ansiosamente na chuva pela definição do novo papa.

Diante da tensão, o pássaro ofereceu um alívio cômico. O turista de Dublin Harry Sheeran brincou que a gaivota está “mais próxima do paraíso do que nós”. Minutos depois de ter aparecido, o pássaro inspirou uma enorme quantidade de manifestações no Twitter.
Fiéis se aglomeram na Praça São Pedro à espera da fumaça 
 
Milhares de fiéis se aglomeram na Praça São Pedro e olham atentamente para os telões do Vaticano, que transmitem ao vivo imagens da chaminé instalada na Capela Sistina. Mesmo com frio e embaixo de chuva, todos esperam ansiosamente pela fumaça que indicará se a Igreja já tem ou não um novo papa.
Saiba quais são os componentes que dão cor à fumaça.

Nas duas votações realizadas pela manhã não houve consenso entre os cardeais, então a chaminé expeliu uma fumaça preta. Por volta das 16h (meio-dia em Brasília) os 115 cardeais-eleitores retornaram à capela para retomar o conclave. A previsão é que ocorram até duas votações nesta tarde, uma às 17h30 (13h30 em Brasília) e outra às 19h (15h em Brasília).

Sacerdotes colombianos rezam pela eleição de Marc Ouellet



BOGOTÁ – COLÔMBIA (AP) – Na cidade de Manizales, na Colômbia, sacerdotes e seminaristas rezam missas diariamente pedindo para o Espírito Santo iluminar os cardeais que estão reunidos desde ontem no conclave que escolherá um novo 

Entenda como funciona o conclave.

Mas, na missa matutina do Seminário de Manizales realizada nesta quarta-feira, os seminaristas rezaram especialmente para um dos cardeais: o canadense Marc Ouellet, de 68 anos, pertencente à ordem francesa de Sulpicianos.

Os sulpicianos canadenses administraram o seminário nos anos 50 e foi lá que Ouellet, anos mais tarde (1974-1978) esteve como professor e como reitor do seminário (1984-1988).

“Nós pedimos a Deus….que seja Deus quem eleja o novo pontífice”, disse à AP o padre Oscar Gonzáles, que também foi reitor no seminário em 2010 e considera o cardeal Ouellet seu amigo pessoal. “Mas nós que o conhecemos (Ouellet) e somos amigos dele, pedimos ao Senhor e oramos por ele. Eu sei que ele está disposto a servir à Igreja”, disse.

Questionado sobre por que não rezar para que o novo papa seja o cardeal colombiano Rúben Salazar, de 70 anos, Gonzáles explica: “Porque ele acaba de se tornar cardeal. Está muito jovem”. O papa emérito Bento XVI nomeou Salazar cardeal em novembro do ano passado.

Possibilidade. Nascido no Quebec, no Canadá, o cardeal Marc Ouellet aparece como um dos nomes favoritos à suceder o papa emérito Bento XVI, mas já afirmou, em 2010, que “ser papa seria um pesadelo”. Aos 68 anos, é prefeito da Congregação para os Bispos e o responsável pela Pontifícia Comissão para a América Latina, órgão da Cúria Romana que estuda os problemas relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina. Por causa desse trabalho, tem um bom trânsito entre os cardeais do continente.

ELEIÇÃO DO PAPA ENTRA EM '' FASE DECISIVA, DIZ VATICANO


ANDREI NETTO – ENVIADO ESPECIAL / ROMA – À espera da quarta votação de hoje no conclave que decidirá o sucessor de Joseph Ratzinger, os fiéis e turistas que aguardam na Praça São Pedro, em Roma, receberam uma notícia mais otimista do que a fumaça preta da manhã. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a escolha está em “fase decisiva” e “em breve conheceremos o sucessor de Bento XVI”.

Os indícios foram dados por Lombardi a uma multidão de jornalistas que acompanharam sua entrevista coletiva no centro de imprensa do Vaticano, às 13h de hoje, horário local. “Nos próximos dias ou talvez na próxima hora teremos a eleição do novo papa”, afirmou o porta-voz.

Segundo Lombardi, a eleição do sucessor de Ratzinger acontece “em clima sereno”, o que seria o “prelúdio de uma belíssima experiência”.

Nesta tarde terá início a terceira sessão eleitoral do conclave. A expectativa é de que a partir das 17h30, na melhor das hipóteses, a chaminé instalada na Capela Sistina emita a fumaça preta ou branca – essa segunda confirmando que um cardeal foi eleito com no mínimo 77 votos.

Frio não afasta fiéis da Praça São Pedro




JOSÉ MARIA MAYRINK – ENVIADO ESPECIAL / VATICANO – São 16 horas em Roma, na Praça São Pedro, e a praça está começando a se encher de fiéis outra vez para esperar mais uma fumaça. Hoje de manhã, às 11h40 (7h40 em Brasília), a fumaça preta foi lançada pela segunda vez, indicando que ainda não há um novo papa. No período da tarde, estão previstos o quarto e quinto escrutínios.


Faz muito frio e está chovendo. Na Praça São Pedro, a temperatura é de 10ºC, mas a sensação térmica é bem mais baixa. Cerca de 500 fiéis – encapotados e de guarda-chuva – estão em frente à basílica. Outras cerca de 300 pessoas abrigam-se da chuva em uma área coberta, sob a colunata.




A medida que fica mais tarde, o público vai aumentando. Ontem à noite, 10 mil pessoas reuniram-se no local sob uma temperatura de 8ºC. Há muitas bandeiras do Brasil, que são estendidas nos momentos em que a chuva dá trégua. Entre os brasileiros, há um clima de torcida para a eleição de papa brasileiro, na figura de d. Odilo Scherer. Seu nome tem aparecido como um dos favoritos na imprensa, junto ao italiano Angelo Scola.


O padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, informou que o papa emérito Bento XVI está seguindo o conclave com muito interesse. Ontem, ele assistiu pela televisão tanto a missa Pro eligendo pontifice (pela eleição do pontífice) quanto a abertura do conclave, no período da tarde.
 Agência Estado
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários