SEMÁFAROS COM IA DEIXAM MAIS SEGUROS TRÂNSITO E TRAVESSIA DE PEDESTRES EM CURITIBA

Planejamento
                                                                                                       Foto: Hully Paiva/SECOM
Setran implanta novo semáforo inteligente para organizar fluxo viário no Sítio Cercado. 

A Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) instalou semáforos inteligentes no cruzamento das ruas Izaac Ferreira da Cruz, Sertaneja e João Socha, no bairro Sítio Cercado, para melhorar a segurança e a fluidez no trânsito, principalmente nos horários de pico. Mais moderno, o equipamento é semelhante ao que funciona em 44 vias do município. A Setran aplicou cerca de R$ 12 milhões nesta mudança em 2025.

A diretora Sandra Dudek, da Escola Energia, que tem quase 400 alunos e fica bem na esquina desse cruzamento, conta que o trânsito era bem complicado no local por causa do movimento intenso de veículos.

“Com a instalação desse semáforo ficou mais seguro e melhorou muito para toda a comunidade, para os moradores do condomínio, para quem frequenta a academia e também para os pais que deixam os alunos na escola. Agora temos uma melhor organização do trânsito, com mais segurança para atravessar a rua”, declarou Sandra.

A região possui um fluxo intenso de veículos porque conta com escolas, centros comerciais, academias e condomínios, e por isso a Setran optou pela instalação do dispositivo semafórico com câmeras e inteligência artificial, com a tecnologia do sistema adaptativo, que altera automaticamente a programação para reduzir a possibilidade de filas de carros.

O cruzamento recebeu também melhorias de acessibilidade e semáforos para pedestres para garantir a travessia segura, com investimentos de mais de R$ 223 mil para a revitalização do local.

O superintendente de Trânsito de Curitiba, Gustavo Garrett, explica que o cruzamento das ruas Izaac Ferreira da Cruz com João Socha e Sertaneja era um ponto crítico na região do bairro Sítio Cercado, devido ao movimento intenso.

"Esta é uma região com bastante densidade residencial, também comércios e serviços na região, pontos e estações do transporte coletivo e escola próxima. Então houve a necessidade de uma implantação semafórica no local para melhor ajuste dos fluxos veiculares e, sobretudo, garantia da segurança", destacou Garrett.

O comerciante Aleks Bruno Ruela tem uma loja de capotas de veículos na rua Izaac Ferreira da Cruz, e relata que os acidentes na via eram comuns e o trânsito ficava perigoso e congestionado no fim do dia.


“Perto das cinco da tarde ninguém conseguia entrar na loja, as motos não respeitavam e sempre aconteciam acidentes no local. Agora otrânsito no Sítio Cercado ficou mais seguro com os novos semáforos", revelou Aleks.

Como funciona

O sistema adaptativo semafórico é conhecido popularmente como semáforo inteligente, e possui tecnologia que utiliza sensores, câmeras e algoritmos de inteligência artificial para ajustar o tempo de abertura e de fechamento dos semáforos em tempo real, com base na demanda de veículos e pedestres no local. O equipamento ajusta os ciclos e estágios dos sinais e altera os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego, melhorando o fluxo de veículos.

O sistema beneficia motoristas, ciclistas e pedestres. Entre os benefícios estão a otimização do fluxo de veículos e a redução dos congestionamentos em determinados horários, quando o movimento é maior.

“Com esse sistema novo integrado com Inteligência Artificial o trânsito ficou mais seguro para todo mundo. Melhorou para os pedestres que tinham que esperar muito para atravessar a rua e para os motoristas, já que com esse sistema o tempo de espera ficou mais curto”, afirmou o autônomo Marcos Godoes, que trabalha com entregas na região do Sítio Cercado.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários