SEM AÉREAS? BACACHERI DE CURITIBA É O SÉTIMO AEROPORTO MAIS MOVIMENTADO DO BRASIL

Aeroporto Bacacheri é o sétimo mas movimentado do País

O Aeroporto de Bacacheri, exclusivamente dedicado à aviação geral e executiva em Curitiba, registrou um total de 33.848 pousos e decolagens, ao longo de 2025. Com isso, o aeródromo consolido seu papel como um dos mais ativos do país neste segmento.

Entre 2022 e 2025, o crescimento acumulado foi de aproximadamente 47%, passando de 23.021 operações para 33.848 em 2025, posicionando o Bacacheri na sétima posição dos aeroportos com mais pousos e decolagens do país, segundo relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Aviação executiva puxa movimento de aeródromo

O aeroporto, que não opera voos comerciais regulares, atende voos de táxi aéreo, aviação executiva, voos militares, serviços aeronáuticos especializados e operações de manutenção de aeronaves, é considerado um polo estratégico da aviação geral para todo o Brasil.

Em 2024, Bacacheri registrou 32.252 movimentos, já demonstrando um contínuo aumento em comparação com os 30.482 pousos e decolagens contabilizados em 2023. Os números mais recentes de 2025 consolidam a tendência de crescimento sustentado no fluxo de aeronaves no aeródromo.

Para o gerente do Aeroporto de Bacacheri, Eduardo Schein, os números de 2025 confirmam a consolidação do Aeroporto na aviação geral, como resultado do comprometimento da administração. “Esse avanço é apoiado por investimentos como os cerca de R$ 30 milhões aplicados pela Motiva em 2024, voltados à ampliação da capacidade, segurança, iluminação e melhorias na infraestrutura.

Nosso foco é seguir evoluindo para atender à demanda e fortalecer o papel estratégico do aeroporto para toda a sociedade paranaense”, explica o gestor.

O Bacacheri também se destaca por sua localização estratégica, a cerca de 7 km do centro de Curitiba, favorecendo a utilização pelo setor empresarial e por voos de apoio à segurança pública e operações aeromédicas.

Sobre o Aeroporto do Bacacheri:

Localizado em Curitiba, é voltado à aviação geral e executiva, sendo um dos dez mais movimentados do país nesta categoria. Com estrutura eficiente, é referência em operações não comerciais e suporte à aviação civil. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva:

Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

Editada por Ana Ehlert 

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários