EUROPA PREPARA REAÇÃO AO TARIFAÇO DE TRUMP PELA GROENLÂNDIA



Foto: Mohamed El-Shemy / Anadolu via AFP

A União Europeia avalia uma retaliação econômica contra os Estados Unidos, incluindo tarifas de € 93 bilhões (cerca de R$ 580 bilhões) ou restrições a empresas americanas. A intenção é uma resposta às ameaças de Donald Trump sobre anexar a Groenlândia e impor tarifas de 10% — com possibilidade de elevação para 25% a partir de junho — contra Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Em caráter de emergência, os 27 líderes da UE se reuniram no domingo em Bruxelas para alinhar uma reação conjunta antes do encontro com Trump em Davos. A 56ª edição do Fórum Econômico Mundial começa hoje, reunindo mais de 100 países. Em 2026, o evento tem como tema “o espírito de diálogo”. (AP)

Diálogo é o que não faltou aos líderes da UE nessa reunião de última hora. Os governos europeus debateram o uso do instrumento anticoerção, que permitiria restringir o acesso de empresas americanas ao bloco. Eles querem aumentar seu poder de barganha sem romper a aliança transatlântica. Ao mesmo tempo, os países da UE anunciam reforço da segurança no Ártico, com o envio de pequenos contingentes e coordenação na Otan. A crise também provocou protestos populares. Milhares de pessoas foram às ruas da Groenlândia e de Copenhague no sábado para criticar a intenção de Trump de anexar o território. (Financial Times e CNN Brasil)

Para ler com calma. O destino da Groenlândia, a maior ilha do mundo, tem consequências diretas para bilhões de pessoas, à medida que o aquecimento global acelera o derretimento de suas geleiras. O degelo abre novas rotas comerciais e facilita o acesso a minerais críticos, como grafite, zinco e terras raras, essenciais para tecnologias de energia limpa. O local também desperta interesse por suas reservas de petróleo. Esse cenário ajuda a explicar o crescente interesse de grandes potências pela ilha, administrada pela Dinamarca como território semiautônomo. (New York Times)

 


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários