MNISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ: CONFIRA AS DATAS DE ATENDIMENTOS NOS BAIRROS DE CURITIBA EM AGOSTO

Cidadania



O Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades (NACC) do Ministério Público do Paraná divulga o calendário de atendimentos descentralizados que serão realizados em Curitiba no mês de agosto. Entre os dias 11 e 22, os serviços serão prestados nos bairros Sítio Cercado, Cajuru, Tatuquara, Caximba e Fazendinha.

A maioria dos atendimentos será realizada em conjunto com a Defensoria Pública do Estado. A parceria entre as instituições visa ampliar ainda mais o acesso à Justiça pela população, especialmente os segmentos mais vulneráveis.

Descentralização – Os atendimentos descentralizados são oportunidades para que a população acesse os serviços do Ministério Público sem a necessidade de deslocamento até a sede da instituição, localizada no Centro Cívico. Durante as ações previamente agendadas, são prestadas orientações jurídicas e recebidas demandas sobre temas de interesses coletivos e da comunidade, como, por exemplo, dificuldade de acesso a serviços públicos (UBSs, UPAs, hospitais, escolas etc.), problemas urbanísticos (iluminação pública, saneamento básico e coleta de lixo), reconhecimento de paternidade e questões relacionadas ao direito da família, entre outras.

Os atendimentos descentralizados também permitem uma melhor compreensão das demandas locais pelas instituições públicas, possibilitando a criação de estratégias que sejam mais eficientes para o enfrentamento de problemas sociais e a promoção e a garantia dos direitos fundamentais previstos na legislação.

Documentos – Para agilizar o atendimento das demandas, a recomendação é de que os interessados levem documentos pessoais e demais informações sobre o assunto a ser tratado. Nos casos em que a questão levada não for de atribuição do Ministério Público, o cidadão será encaminhado para os órgãos públicos responsáveis.

Atendimento permanente – Além do serviço descentralizado, o NACC mantém atendimento permanente à população na sede do MPPR (Edifício Caetano Munhoz da Rocha, Rua Deputado Mário de Barros, 1.290 – Térreo) e pelos telefones (41) 3250-4883 e (41) 3250-4963 ou pelo e-mail curitiba.comunidades@mppr.mp.br

Confira as datas, locais e horários dos atendimentos descentralizados:


Sítio Cercado (atendimento feito em conjunto com a Defensoria Pública do Paraná)

Data: 11/08/2025

Horário: 18 às 20 horas

Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700)


Cajuru (atendimento feito em conjunto com a Defensoria Pública do Paraná)

Data: 14/08/2025

Horário: 14 às 16 horas

Local: Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150)


Tatuquara (neste dia, o atendimento descentralizado ocorrerá em dois pontos da capital)

Data: 21/08/2025

Horário: 9 às 16 horas

Local: Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700)


Caximba (atendimento feito exclusivamente pelo NACC do MPPR)

Data: 21/08/2025

Horário: 14 às 16 horas

Local: CRAS Caximba (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8280)


Fazendinha (atendimento feito em conjunto com a Defensoria Pública do Paraná)

Data: 22/08/2025

Horário: 14 às 16 horas

Local: Rua da Cidadania Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700)


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