JULGAMENTO DE MAIS DE 20 PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO PODE ANULAR 1.600 VOTOS NO PARANÁ

ATUALIZAÇÃO PED 2025

As 20 urnas sob suspeita creditam 80% dos votos à Arilson Chiorato e 20% para Zeca Dirceu. A diferença na apuração oficial no estado foi de apenas 313 votos._

A coordenação da campanha *“O PT Mais Perto de Você”*, representada pelo deputado federal *Zeca Dirceu* como cabeça de chapa na corrida para renovar a direção do partido no estado, registrou mais de 20 pedidos de impugnação de urnas do segundo turno do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, por suspeitas comprovadas de irregularidades diversas, como “morto votante”, falsificação de assinatura de quem estava hospitalizado e não pode votar, votos depositados em urna antes da abertura dos trabalhos na sessão eleitoral, mudança do local de votação sem aviso prévio, dificultação do trabalho dos fiscais, entre outras situações.

Esses 20 pedidos representam 1.589 votos válidos, sendo 80% (1.278) creditados para o atual presidente do PT Paraná, *Arilson Chiorato*, e 20% (311) para *Zeca Dirceu*. Pelos resultados anunciados como oficiais na última segunda-feira (28), no dia seguinte à votação, a diferença em favor da reeleição de Chiorato foi de apenas 313 votos. O julgamento dessas denúncias pode mudar o resultado do PED no Paraná.

A chapa de Zeca vem questionando as irregularidades nas eleições desde o primeiro turno do PED, quando chegou a apresentar 17 pedidos de impugnação de urnas, mesmo após sua vitória naquela etapa. “Não se trata só de questionar o resultado para corrigir a totalização dos votos, mas temos de barrar esse tipo de prática ilícita, que macula um processo tão importante e único de consulta às bases do partido. O PED reflete a força da nossa democracia interna e precisa ser transparente e legítimo”, disse o coordenador *Joaquim Ribeiro* .

“Trata-se de respeitar a vontade da militância e por isso defendemos tanto a necessidade urgente de mudanças e de ampliação da participação de todos na construção partidária. Isso ficou mais evidente agora”, completou. As urnas questionadas pela chapa "O PT Mais Perto de Você" são dos municípios de: *Apucarana, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Contenda, Cornélio Procópio, Doutor Ulysses, Engenheiro Beltrão, Espigão Alto do Iguaçu, Fênix, Florestópolis, Inácio Martins, Itambé, Lobato, Londrina, Mallet, Mandaguari, Ourizona, Rio Azul e Rio Bom.*

Nesta quinta-feira (31), a instância estadual julga os processos de impugnação apresentados. “Vamos recorrer até a última instância (nacional) e só reconheceremos o resultado oficial do PED 2025 no Paraná após as decisões tomadas sobre todas as impugnações e recursos”, concluiu.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários