ABERTO À COMUNIDADE, FESTIVAL DE FOGUETEMODELISMO DA UFPR ACEITA INSCRIÇÕES ATÉ 15/2

                                                                                    
Foto: GCS UFPR/Divulgação


Por Simone Meirelles

Extensão e Cultura

Evento gratuito marca tradição da UFPR na divulgação da prática tanto para interessados em engenharia quanto para a população em geral

O Festival Baranoff de Foguetemodelismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para a edição de 2025, que acontece de 21 a 24 de fevereiro no Campus Politécnico, em Curitiba.

O evento é aberto à comunidade interna e externa, sem taxa de inscrição. Contudo, interessados em observar e fotografar os lançamentos dos minifoguetes, que podem atingir centenas de metros de altura, devem se inscrever previamente no formulário disponível no site do evento.

As possibilidades de participação ativa são como equipe, membro de equipe, minifoguete e colaborador.

Segundo a organização, o festival quer atender ao público que é fogueteiro iniciante ou com pouca experiência, especialmente a alunos do ensino fundamental e médio. Assim, tem como objetivo treinamento de novos membros de grupos universitários de foguetemodelismo.

“Temos casos de pessoas que participaram ddos eventos em Curitiba quando eram universitários e agora estão em órgãos do governo, inclusive em empresas no exterior que fabricam e projetam foguetes”, conta o professor Carlos Henrique Marchi, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do Grupo de Foguetes Carl Sagan.

Por outro lado, o festival é aberto também aos apaixonados por foguetemodelismo de todas as idades, níveis de estudo, estudantes e não estudantes.

“Crianças adoram ver lançamentos de foguetes-modelos. É algo que as toca e elas acabam indo para áreas tecnológicas ou de exatas”, avalia Marchi.

Todas as informações sobre categorias de competição e inscrições estão disponíveis no site do evento.

Projeto Carl Sagan

O Grupo de Foguetes Carl Sagan atua na área experimental do desenvolvimento de minifoguetes, atuando em competições da prática — nas quais o modelo pode atingir quilômetros de altura — e em divulgação científica.

Além da atuação em competições, o grupo se dedica a divulgar o caráter de ciência e hobby do foguetemodelismo.

Algumas das iniciativas nesse sentido são o Clube de Foguetemodelismo de Curitiba, criado em 2023, e o canal no YouTube com aulas para iniciantes da prática.

SERVIÇO

Festival Baranoff de Foguetemodelismo
Quando: 21 a 24/2

Onde: Campus Politécnico da UFPR (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba/PR)
Inscrições até 15/2 pelo site do evento (acessar o formulário para espectador do evento)

UFPR

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários