''MEUS FILHOS VÃO CRESCER EM UMA RUA SEGURA E SEM POEIRA'' , DIZ MORADORA SOBRE CHEGADA DO ASFALTO

Tem trabalho nos bairros

                                                                                                  Valquir Aureliano/SMCS
Obras na Rua Alberto Filla, no Pilarzinho. 

Para Tatiane de Oliveira, mãe de Ruan, um garoto autista, e de Roberta, uma menina cheia de energia, a vida na Rua Alberto Filla — de chão batido e sem drenagem — sempre foi um desafio. Nos dias de chuva, sair de casa significava enfrentar lama, buracos e o risco constante de quedas. Nos períodos de calor, a poeira dominava o ambiente e prejudicava a saúde das crianças.

A dificuldade de locomoção era agravada pela inclinação da rua, que tornava o simples trajeto até a esquina uma tarefa complicada. Agora, com o início das primeiras obras de pavimentação e drenagem, a realidade está começando a mudar.

“Ver os materiais chegando na rua foi emocionante. Agora sei que meus filhos terão um lugar seguro para brincar e que eu vou poder sair de casa sem medo de escorregar ou cair com eles nos braços”, diz Tatiane, que mora na parte mais baixa da rua. 

As obras na Rua Alberto Filla, realizadas pela Prefeitura de Curitiba, vão assegurar infraestrutura, promover dignidade e transformar a vida da comunidade. A intervenção abrange 160 metros da via, desde a Rua Domingos Antônio Moro até o fim da rua, e tem previsão de conclusão em 90 dias, dependendo das condições climáticas.

Além da pavimentação com paver, um material resistente que facilita a absorção da água da chuva, a via está recebendo drenagem, meios-fios e bocas de lobo para acabar com os pontos de alagamento. O paver foi escolhido porque a rua é estreita e para garantir acessibilidade e uso compartilhado entre pedestres e veículos.

Não tem preço

Para Tielly Movilha, outra moradora da rua e mãe de Anthony, de 8 meses, o impacto também será enorme. “Não tem preço saber que meu filho e meus sobrinhos vão crescer em uma rua segura, sem poeira e buracos. Isso vai melhorar muito a nossa qualidade de vida”, afirma emocionada.

As obras são resultado do programa Asfalto no Saibro, uma iniciativa que atende ruas de saibro com infraestrutura completa, garantindo mais segurança e conforto aos moradores. A execução dos serviços é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e contempla vias prioritárias indicadas pela comunidade nas reuniões do programa do Fala Curitiba e à Central 156 de atendimento ao cidadão.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a transformação das ruas de saibro vai além da engenharia.

“Essa é uma obra que muda vidas. Ela não só resolve problemas históricos de infraestrutura, como também devolve dignidade e bem-estar para quem mora aqui”, ressalta Jamur.

A obra na Rua Alberto Filla foi viabilizada por convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, ainda na gestão de Eduardo Pimentel como secretário estadual das Cidades e vice-prefeito de Curitiba.

Mais que pavimentação

As obras do programa Asfalto no Saibro seguem um planejamento que prioriza a infraestrutura básica antes da pavimentação.

A primeira etapa envolve a escavação para implantação do sistema de drenagem, com a instalação de galerias de águas pluviais e bocas de lobo, essenciais para evitar alagamentos e melhorar o escoamento da água da chuva. Em seguida, são realizados os serviços de colocação dos meios-fios, que garantem a delimitação da via e contribuem para a organização do espaço urbano. Por fim, é aplicada a pavimentação, que pode ser feita com paver ou asfalto, promovendo segurança, conforto e acessibilidade aos moradores.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários