CONHEÇA A MENINA DE 11 ANOS QUE VAI LANÇAR SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS

A obra se chama 'As Rimas de Julia' e é formada por uma curadoria de criações que ela vem produzindo desde quando tinha 7 anos

Redação Terra
Julia Nomura, autora | Livro de Julia Nomura

                                                                                                                      Acervo pessoal

A brasileira Julia Nomura está prestes a figurar no seleto grupo de autores mais jovens da atualidade. Aos 11 anos, ela vai lançar seu primeiro livro de poesia na Bienal do Livro de São Paulo, programada para setembro. A obra se chama As Rimas de Julia e reúne uma curadoria de criações da pequena poetisa, que começou a escrever aos 7 anos.

O hábito de escrever poemas é algo antigo e surgiu como forma de presentear familiares e amigos próximos em datas comemorativas. A ideia do livro, no entanto, surgiu apenas em 2023, quando conseguiu apoio de uma editora.

"Eu pensava que só pessoas muito importantes poderiam publicar um livro", disse Julia Nomura, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que, assim como autores consolidados, pretende distribuir autógrafos durante sua passagem pela Bienal de São Paulo. A visita dela está prevista para dia 8 de setembro e a ansiedade ainda não a abalou.

Como surgiu 'As Rimas de Julia'?

Muitos poemas que estão no livro de Julia Nomura já estavam prontos e até já tinham sido entregues para familiares. Coletá-los foi a parte mais fácil, acredita a autora. A parte desafiadora foi cobrir os desfalques de parentes que não encontraram seus presentes. Para cobrir as lacunas, ela recorreu a seu próprio acervo e também deu espaço para criações novas.

Na opinião de Juli, a curadoria foi a parte mais chata.

Além dos poemas, a escritora afirma que o livro traz também lembranças de seu passado, como os anos em que viveu no Rio Grande do Sul, o retorno da família para São Paulo, o período de pandemia de coronavírus, o surgimento do 'novo normal' e outros assuntos mais descontraídos.

"Eu quero que eles lembrem alguma fase da vida, porque no meu livro é tudo alguma coisa que aconteceu na minha vida".

Autora? Sim! Criança? Também

No auge de seus 11 anos, Julia Nomura tem orgulho de conseguir publicar seu primeiro livro de poemas. Mas a literatura não é seu único interesse. Ela estuda regularmente, como toda criança, pratica patinação artística e também frequenta aulas de piano.

Quanto às rimas, faz quando pode. Não é algo que coloque pressão.

"Vem na hora, sabe? Eu não fico pensando muito no assunto", disse ela, que pretende escrever um romance e crônicas.

A outros pequenos autores que possa inspirar, Julia afirma que a dica é procurar o auxílio de uma editora. O processo, ela reconhece, pode ser lento e cansativo, mas compensa.

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários