AUDITÓRIO REGINA CASILO SE DESTACA NA CENA MUSICAL DE CURITIBA

Aberto em 2019, o espaço já é referência para música de qualidade e boa sonoridade
                                                                                                                   Divulgação Solar

Os imensos lustres de cristal refletindo o veludo vermelho da cortina do palco antecipam aos espectadores a beleza da experiência que estão prestes a vivenciar. As 310 cadeiras do auditório costumam ser disputadas para atrações de renome internacional, situação cada vez mais usual nos últimos cinco anos, no andar térreo do edifício moderno que sedia o Auditório Regina Casillo, no Centro de Curitiba.

Inaugurado em 2019, o auditório já recebeu alguns dos mais importantes nomes da música mundial e é a casa de duas orquestras, a Ladies Ensemble e a Orquestra Sinfonia Brasil, e do Coro Masculino Ottava Bassa. Com isso, o espaço se transformou numa referência local para música de alto nível. Por onde passaram virtuosos como os jovens pianistas Estefan Iatcekim e Pablo Rossi, talentos paranaenses que sempre tiveram no espaço o estímulo necessário para que sua arte pudesse alcançar o público.

"O Auditório Regina Casillo é a nossa Sala Cecília Meireles do Paraná, porque traz espetáculos de qualidade e de alto nível, além de abrir espaço para novos talentos, abriga orquestras locais que ganharam um local para poder ensaiar", afirmou a diretora artística da Ladies Ensemble, Fabíola Bach Akel. A Sala Cecília Meireles fica na cidade do Rio de Janeiro e foi inaugurada em 1965, sendo uma das mais importantes salas de música de câmara do Brasil.

A qualidade da programação tem a curadoria de Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli, que escolhem atrações de alta qualidade musical e ineditismo, como o caso do pianista Estefan Iatcekim, que hoje estuda no Conservatório de Tchaikovsky de Moscou. Estefan Iatcekiw é um prodígio da música internacional. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, aos nove fez seu primeiro recital solo e, desde então, conquistou primeiros prêmios em vários concursos nacionais e internacionais.

O cuidado na escolha dos espetáculos coloca o Auditório Regina Casillo ao lado de importantes salas como a do Teatro Guaíra e também da Capela Santa Maria, que abriga a Camerata Antiqua de Curitiba. Apenas no segundo semestre deste ano, no calendário de eventos musicais de Curitiba, 12% do total de apresentações da cidade ganharão o palco do auditório.

Na programação há importantes atrações como a Orquestra Feminina Ladies, o Coro Masculino Ottava Bassa, ENSAX Orquestra e a Orquestra Paranaense de Tango. "Há na história de Curitiba uma forte demanda por música clássica, erudita e música popular de qualidade. O Auditório Regina Casillo se soma para atender esse público, que tem lotado nossa sala", comenta Lúcia Casillo Malucelli.
                                                                                                            Divulgação Solar

O produtor da Orquestra Paranaense de Tango, Josnel Garcia de Carvalho, afirma que a apresentação programada para novembro no Auditório Regina Casillo trará um repertório inédito para agradar o público de Curitiba. "O espaço merece uma apresentação diferenciada, porque Curitiba tem uma tradição de gostar de bons espetáculos e ser crítica na qualidade do produto que está sendo oferecido. No Auditório Regina Casillo, o espaço permite uma sofisticação estética, que acresce ao espetáculo", disse.

ESPETÁCULOS

Em agosto, dias 16 e 17, a Ladies Ensemble tem programado o espetáculo Rota da Seda. Esta montagem traz um novo repertório, que liga inspirações do oriente com a tradição clássica europeia. Como músicos convidados, estão Abed Tokmaji (alaúde), Agatha Pradnik (acordeom), Lucia Loxca (canto) e Murillo da Rós (violão). O repertório traz composições tradicionais de países como China, Azerbaijão, Irã, Egito, Síria, Argélia e Grécia, num percurso inspirado nesta jornada épica desde o Oriente até a Europa.

Ainda em agosto, dia 24, acontece a apresentação do Coro Masculino Ottava Bassa. em setembro será a vez da orquestra de saxofones ENSAX Orquestra e, em novembro, a Orquestra Paranaense de Tango.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATÉ O FIM DO ANO

16 e 17 de agosto* - Projeto Música no Auditório Regina Casillo com a Orquestra Ladies Ensemble - Rota da Seda

24 de agosto* - Projeto Plano Anual Associação Cultural Solar do Rosário - Coro Masculino Ottava Bassa

27 de setembro* - Projeto Plano Anual Associação Cultural Solar do Rosário - ENSAX Orquestra

21 de novembro* - Projeto Plano Anual Associação Cultural Solar do Rosário - Orquestra Paranaense de Tango

*programação sujeita a alterações

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários