PREFEITURA DE CURITIBA RECOLHE 91 TONELADAS E RESÍDUOS EM MUTIRÕES DE LIMPEZA CONTRA A DENGUE

Curitiba sem Mosquito
                                                                                        Ricardo Marajó/SMCS
Mutirões contra a dengue da Prefeitura de Curitiba recolhem 91 toneladas de resíduos em quatro bairros.

Nos quatro mutirões Curitiba sem Mosquito realizados neste ano, os caminhões da Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolheram 91,34 toneladas de materiais inservíveis, resíduos descartáveis, resíduos sólidos e entulhos separados pelos moradores dos bairros Campo de Santana (dias 29 e 31/1), São Braz (5 e 6/2), Cajuru (6 e 7/2) e Monteiro Lobato, no Tatuquara (8 e 9/2). A ação contínua é feita em conjunto pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente. 

Nesta quinta (15/2) e sexta-feira (16/2), os caminhões da Limpeza Pública estão percorrendo as ruas da Vila Verde, na CIC. Durante o carnaval, o trabalho não parou e na segunda (12/2) e terça-feira (13/2) os resíduos foram retirados na Vila Esperança, no bairro Atuba. A quantidade de material recolhido continua sendo contabilizada pelas equipes do Meio Ambiente.

Entre os materiais recolhidos durante os mutirões contra a dengue estão objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, e resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Os mutirões Curitiba sem Mosquito procuram evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Em toda a cidade

A ação vai percorrer as dez regionais da cidade. Primeiro os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vão até as casas da região para orientar os moradores sobre a dengue, as formas de transmissão da doença e a necessidade de eliminar qualquer recipiente inservível que pode acumular água e se tornar criadouro do Aedes aegypti.

Alguns dias depois, os caminhões da Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pelas ruas recolhendo os resíduos separados pelos moradores.

Prevenção

Curitiba mantém alerta constante, durante todo o ano, para evitar a circulação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, o Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS realiza vistorias (inclusive com o uso de drones) e faz monitoramento com armadilhas para o inseto (ovitrampas e mosquitraps).

Há, ainda, ações pedagógicas, bloqueios epidemiológicos em áreas com focos positivos e casos da doença, LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), conforme diretriz do Ministério da Saúde, e, ainda, um extenso cronograma de mutirões de limpeza do Curitiba sem Mosquito.

Histórico

Em 2023, os mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano, sendo que nas regionais Cajuru e Boa Vista foram realizados mais de um mutirão no ano.

Desde 2017, Curitiba recolheu 4.781 toneladas de resíduos por meio dos mutirões Curitiba sem Mosquito.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários