AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA REGIONAL BOA VISTA EM 2023

A construção de escola e CMEI para atenderem 800 estudantes, a requalificação do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Bacacheri, reformas de unidade de saúde e clínicas odontológicas e a conclusão de novos trechos da Linha Verde são as principais conquistas dos moradores da Regional Boa Vista em 2023.
                                                        Daniel Castellano / SMCS
Obras do CMEI Aroeira no Bairro Santa Cândida 

A Regional administra os bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui e habitada por 266.890 pessoas, segundo estimativa do IBGE e Ippuc de 2020.

Investimento em educação

O Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida, vai ganhar Escola Municipal Metry Bacila e o CMEI Aroeira. Juntos, os estabelecimentos vão atender 800 estudantes.

“Preocupava o meu coração de prefeito essa região do Jardim Aliança, a área mais ao norte de Curitiba, não ter nem escola, nem creche. Fizeram conjuntos habitacionais, mas não previram as unidades de ensino para os curitibinhas, que agora vão ter. As duas estão em obras e para o ano que vem ficam prontas”, disse o prefeito Rafael Greca durante vistoria às obras.

O CMEI Aroeira está sendo construído na Rua Walace Landau e terá área de 1.239,13 m², com capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos. O investimento é de R$ 5,1 milhões e a previsão é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2024.

A cerca de 650 metros do CMEI, na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, está em construção a Escola Municipal Metry Bacila, a 186ª da rede municipal de ensino. A escola terá capacidade para 600 estudantes do ensino fundamental. São 1.919,22 m² de área construída.

A construção das unidades educacionais no Santa Cândida animou a moradora Jéssica Inácio, que já sonha matricular o filho Heitor no novo CMEI.

“Era o que estava faltando aqui na região. Quando o CMEI começar a funcionar poderei matricular meu filho e assim voltar ao mercado de trabalho”, planeja.

Asfalto Novo

Nos últimos sete anos, as ruas dos bairros que formam a Regional Boa Vista receberam 151 km de asfalto novo, o que equivale à distância entre Curitiba e a cidade de Castro, nos Campos Gerais.

Desse total, 12 km beneficiaram moradores de ruas de pavimento primário, que antes tinham que conviver com a lama e o pó. Além de infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
                                                                      Hully Paiva/SMCS
   Obras de asfalto novo na rua Alberto Otto, na Regional do Santa Cândida. 


Zeladoria urbana

Além do asfalto novo, a malha viária já existente na região recebe cuidados constantes. As ações de tapa-buraco somam 687,3 km no período de janeiro a novembro de 2023.

As ações de drenagem, que envolvem a substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, somaram 7.970 metros. E a limpeza de caixas de captação somou 3.285 unidades.

Já as roçadas para manter ruas, parques, praças e locais públicos alcançaram 2.145.493 metros quadrados.

Como parte do programa Curitiba Contra as Cheias, a Prefeitura realizou 221 ações na região em 2023, entre manutenções de galerias pluviais, de passarelas, pontes de madeira e de concreto, contenção de taludes e limpeza, desobstrução e desassoreamento de rios, córregos e canais.
                                                                                              Daniel Castellano / SMCS
Liberado mais um trecho da pista principal da Linha Verde para o tráfego de veiculos, entre o hospital Vita e o Max Atacadista no Bairro Alto.

Avanço da Linha Verde

Na região também é feita a maior obra viária da cidade, que contempla o Lote 4.1 da Linha Verde Norte na região do Bairro Alto. Em novembro de 2023, a Prefeitura de Curitiba liberou um novo trecho para a passagem dos motoristas na pista marginal norte, sentido São Paulo, no trecho de 340 metros entre o Hospital Vita e o Maxi Atacadista.

Somados ao outro trecho da marginal que havia sido liberado em julho, chega a 720 metros de pista principal de acesso aos motoristas concluídos e abertos ao tráfego, no sentido norte.

No outro sentido, sul, foram liberados, no fim de maio, 920 metros de pista marginal, desde a altura do Conjunto Solar até a frente da Churrascaria Nova Estrela.

                                                                                           José Fernando Ogura/SMCS.
     O Parque Municipal Barreirinha recebeu obras de revitalização da Prefeitura este ano.

Revitalização do Parque Barreirinha

O Parque Municipal Barreirinha recebeu obras de revitalização. O arruamento interno ganhou asfalto novo ao longo de 1.300 metros.

A revitalização abrangeu a área do estacionamento e foi o segundo investimento realizado neste ano no parque. Em janeiro de 2023 o local recebeu melhorias e modernização no sistema de iluminação, com instalação de equipamentos em tecnologia LED.

A regional teve, em 2023, a instalação de 323 lâmpadas de LED. Já as manutenções de troca de lâmpadas e outros serviços na rede de iluminação somaram 13.295 intervenções.
                                                                                                  Ricardo Marajó/SMCS
        Reinauguração do Armazém da Família e do Sacolão Santa Efigênia. 

Reforma no Armazém e Sacolão

A Prefeitura reformou as instalações do Armazém da Família e o Sacolão Santa Efigênia, na Barreirinha.

Nas reformas foram realizadas pintura interna e externa e revitalização do piso e da parte elétrica, proporcionando assim melhores condições de trabalho e atendimento ao público.

Suporte para ação social

Os assistidos pelo Centro Atividades Pessoa Idosa (Cati) do Boa Vista ganharam uma sede completamente reformada para realizar suas atividades.

Outros equipamentos coordenados pela Fundação de Ação Social (FAS) também passaram por melhorias, como o Espaço do Trabalhador Curitibano (Sine e Liceu) e as Unidades de Acolhimento Institucional Nova Esperança e Casa do Piá 2.
US Bacacheri ganha reforma

Para melhorar o acesso à saúde da população, a Prefeitura está reformando a Unidade de Saúde Bacacheri. O investimento é de R$ 561,8 mil nas obras e enquanto os trabalhos estiverem sendo realizados, os atendimentos dos usuários vinculados a esta unidade serão feitos na unidade de saúde Tingui, na Rua Nicolau Salomão, 671.

Em 2023 também a Prefeitura reformou as clínicas odontológicas das unidades de saúde Vila Diana, Atuba e Bairro Alto.

                                                                                                      Hully Paiva/SMCS
      Quadra poliesportiva de Curitiba recebeu requalificação, no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira - Bacacheri. 

Estrutura para a prática de esporte

A requalificação da quadra do Centro de Esporte e Lazer Bacacheri tem beneficiado a população da região.

A quadra do CEL Bacacheri Irecebeu areia nova e marcações que permitem que três modalidades - beach tennis, futevôlei e vôlei de praia - possam ser jogadas simultaneamente.

Também passou por melhorias o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no mesmo bairro. A intervenção envolveu a revitalização da pista de skate, instalação de piso modular no ginásio, pintura da quadra de tênis e substituição das calhas do ginásio.

O Centro de Esporte e Lazer da Rua da Cidadania também passou por requalificação, além do Clube da Gente Boa Vista.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários