COZINHEIRA PARANAENSE QUE ENTREGOU FAIXA PARA LULA FAZIA PÃO PARA PRESIDENTE DURANTE A VIGÍLIA EM CURITIBA

Jucimara Fausto da Silva produziu pão toda quinta-feira para o presidente enquanto participava da Vigília Lula Livre. Ela e outros representantes da sociedade civil entregaram a faixa presidencial no domingo (1º).

Por Guilherme Balza, 
Globo News e g1 PR — Curitiba

Paranaense escolhida para passar faixa a Lula preparava pão durante sua prisão em Curitiba

A paranaense Jucimara Fausto da Silva, cozinheira, participou da Vigília Lula Livre, em Curitiba e produziu muitos pães para o presidente durante 10 meses. No domingo (1º), a cozinheira subiu a rampa do Palácio do Planalto para entregar a faixa de presidente para Luiz Inácio Lula da Silva (http://PT).

"No começo, o pão era para o povo. Aí foi mandado um para o Lula, e ele gostou. Aí toda quinta-feira era mandado um para ele", disse.

Jucimara tem 45 anos e é natural de Palotina, oeste do Paraná, mas mora em Maringá, no norte do estado, e participou da vigília pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No ônibus a caminho de casa, depois de toda a emoção da cerimônia de posse, Jucimara contou que foi para a vigília como voluntária e que aprendeu a fazer o pão no acampamento. Assista ao vídeo acima.


Para ela, a sensação é de missão cumprida.


“Só quem viveu a vigília em Curitiba sabe o que é aquilo, o que foi aquilo. Entendeu? O que representou aquilo. Uma coisa jamais vista no mundo. Para quem ficou lá e presenciou tudo, é uma emoção grande saber que a missão foi cumprida. Lula está livre, Lula é presidente pela mão do povo”, completou.

Jucimara contou que estavam precisando de alguém para fazer pão na vigília e ligaram para ela. "Eu confirmei que sabia fazer pão, mas eu não sabia fazer, eu sabia cozinhar, mas pão, não", contou.

Presidente subiu a rampa com 8 representantes de grupos sociais — Foto: Reprodução

Vigília Lula Livre durou 580 dias em frente à Polícia Federal, em Curitiba

Jucimara teve duas passagens pela vgília - uma menor quando participou de um curso de culinária e depois quando atuou como cozinheira por 10 meses.

Atualmente, Jucimara cozinha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá (UEM)

Jucimara contou que ficou emocionada quando ouviu, em Brasilia, o público que acompanhava a posse repetir os cumprimentos ao presidente.

Durante os 580 dias em que Lula ficou preso na Polícia Federal, em Curitiba, apoiadores ficaram em vigília na região. Eles gritavam bom dia, boa tarde e boa noite ao presidente Lula, e Jucimara participou deste ato de apoio como voluntária.

“Quando você acredita em uma causa, você luta por ela. E eu acreditava que o Lula era inocente", relatou.

Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira. — Foto: Reprodução


Faixa presidencial


Representantes de grupos sociais e a cachorra "Resistência" subiram a rampa do Palácio do Planalto com Lula e Janja na cerimônia de posse. Houve um revezamento entre os oito representantes, e uma catadora foi quem entregou a faixa para o presidente.

Além de Jucimara, os paranaenses Murilo de Quadros Jesus, professor, e Flávio Pereira, artesão, estavam entre os representantes

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários