Coronavírus: Casos sobem para 43 no Paraná, aponta boletim
Números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde deste sábado (21); aumento foi de sete confirmações da Covid-19. Ponta Grossa, Pato Branco e Umuarama registraram primeiros casos.
Por Ederson Hising, G1 PR — Curitiba
00:15/02:46
Paraná tem 7 novos casos confirmados de coronavírus
Os casos do novo coronavírus aumentaram de 36 para 43 no Paraná, de sexta-feira (20) para sábado (21), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Das sete novas confirmações, quatro foram em Curitiba.
Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Umuarama, no noroeste, e Pato Branco, no sudoeste, registraram os primeiros casos da Covid-19. O boletim foi concluído ao meio-dia deste sábado. Das 43 confirmações, três pessoas estão internadas, segundo a Sesa.
O Ministério da Saúde , na noite deste sábado, também confirmou 43 casos do novo coronavírus no estado.
A Secretaria de Saúde de Maringá, no norte do Paraná, informou que há mais dois casos confirmados da Covid-19 no município. No boletim da Sesa, consta uma confirmação na cidade.
As suspeitas em investigação subiram de 202 para 273. Curitiba concentra 52 delas. Até o momento, 172 casos suspeitos foram descartados após exames.
Entre as cidades que ainda não tiveram casos confirmados, Cascavel, no oeste do estado, é o município com mais suspeitas. São 28 em investigação. Na cidade, 12 já foram descartadas.
Casos do coronavírus por município, segundo a Sesa:
Curitiba: 31
Londrina: 3
Cianorte: 2
Campo Largo: 1
Ponta Grossa: 1
Pato Branco: 1
Foz do Iguaçu: 1
Umuarama: 1
Maringá: 1
Guaíra: 1
As confirmações deste sábado são de quatro homens e três mulheres, com idades entre 28 e 81 anos. Eles têm histórico de viagens recentes para São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos.
Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), além de dois laboratórios privados já habilitados para confirmações da doença, informou a Sesa.
Veja o que foi cancelado ou adiado no Paraná
Transmissão comunitária
O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite de sexta.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. Ele sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.
A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
Casos de coronavírus no Paraná
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/S/u/HnU5LjQaevwDkb0Mq8Nw/mapa-de-calor-2103-va.png)
selo mapa de calor coronavírus 21/03 — Foto: Guilherme Luiz Pinheiro/G1


0 Comentários