BILHETAGEM ELETRÔNICA PODE PERMITIR A IMPLEMENTAÇÃO DE "TERMINAIS ABERTOS"

A declaração foi feita durante a entrega de 20 ônibus novos

Por Luna Gomes e Marcelo Borges


O prefeito Rafael Greca afirmou que a bilhetagem eletrônica pode permitir a implementação dos “terminais abertos” em alguns espaços de Curitiba. A declaração foi feita durante a entrega de 20 ônibus novos, na tarde desta terça-feira (21), na Rua da Cidadania do Pinheirinho

Foto: Marcelo Borges/Banda B



“Quanto mais gente tiver cartão, mais segura fica a cidade, menos arrastão nós vamos ter e também a possibilidade de colocar a tarifa temporal. Vamos considerar espaços da cidade como terminais abertos. Por exemplo, a pessoa descer do tubo na Praça Carlos Gomes e subir em um ônibus atrás da Catedral para ir para a região de Santa Felicidade, sem ter que passar por um terminal. O cartão representa a liberdade e a mobilidade do fim dos terminais cercados”, explicou.


O bilhete automático pode ser feito em todos os terminais e em pontos da Urbanização de Curitiba (Urbs), nas Ruas das Cidadania. O presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, também disse que a evolução tecnológica dos cartões facilitará o pagamento.


“Com essa nova tecnologia, podemos fazer a biometria facial, pagamento com smartphone, via cartão de crédito ou débito e também a ampliação da tarifa diferenciada. Mais segurança para o usuário”, explicou.

Novos ônibus



Com a entrega dos novos ônibus, a frota de transporte de público chegou a 337 ônibus circulando pela capital. Essas linhas vão operar nas seguintes regiões: Vila marisa, Mário Jorge, Cotolengo, Fazendinha, Itatiaia, Jardim da Ordem, Lindóia, Caximba, Dom Ático, Portão e Novo Mundo.


“O povo vai andar de Mercedes-Benz (…) com todas as facilidades de acessibilidade para as pessoas de idade e também para os deficientes. Tem, inclusive, sinalização em braile e sistema de comunicação verbal por auto-falante, para dar ordem ao motorista da próxima parada”, contou o prefeito.


Para Luiz Alberto Lenz Cesar, diretor executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba, a capital tem a obrigação de sempre modernizar o transporte público. “Sempre fomos pioneiros e não podemos ficar a mercê das novas tecnologias”, observou.

Cobradores



Ao ser questionado sobre as demissões de cobradores com a adesão do bilhete automático, o diretor executivo afirmou que esses profissionais estão sendo capacitados, realocados e com novas oportunidades de emprego. “Esse assunto já foi debatido e afirmado em ata no Ministério Público do Trabalho. Nosso objetivo nunca foi e jamais será deixar o cobrador no prejuízo”, completou.

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