Curitibinhas de escolas municipais e moradores dos doze bairros que formam a Regional Boa Vista participaram na tarde desta sexta-feira (6/9) do ato cívico, na Rua da Cidadania, em comemoração à Semana da Pátria. Cerca de 300 pessoas, entre adultos e crianças prestigiaram o evento, uma aula aberta sobre a história do Brasil e dos festejos pelos 197 anos de independência do País.
“Já ficou a Pátria livre, agora vamos viver pelo Brasil. Viver pelo Brasil é fazer o bem, e quando nós fazemos o bem o bem reverbera ao infinito”, disse o prefeito Rafael Greca, ao saudar os participantes.
Ao som da Banda Lyra, a Guarda Municipal fez o hasteamento das bandeiras de Curitiba, Paraná e do Brasil. Os estudantes encantaram os presentes com a apresentação da canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Coral
A música foi interpretada por um coral de 200 vozes, formado por estudantes das escolas municipais Duílio Calderari, Julia Amaral Di Lenna, José Wanderley Dias, Raul Gelbeck, CEI Augusto Cesar Sandino e Tanira Regina Schmidt .
“O Brasil é o rosto de esperança que eu vejo em vocês, que me ilumina, me emociona e que enche o meu coração de prefeito de alegria”, disse Greca.
Ato cívico em alusão a Semana da Pátria, na Rua da Cidadania do Boa Vista. Curitiba, 06/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS
“Orgulho de vocês, das nossas crianças, dos nossos curitibinhas e da nossa amada cidade”, completou o prefeito.
Depois de participarem de atividades lúdicas animadas pelo personagem Curitibinha (o ator Douglas Perez), crianças e adultos assistiram a peça teatral da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que narrou a história da Independência do Brasil.
![]() |
| Ato cívico em alusão a Semana da Pátria, na Rua da Cidadania do Boa Vista. Curitiba, 06/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS |
Independência
A encenação retrata o momento em que a esposa de Dom Pedro, Maria Leopoldina, escreve uma carta, aconselhada por José Bonifácio.
Na carta, ela narra as ordens vindas de Lisboa para que o príncipe voltasse para Portugal, o que faria o Brasil retornar ao status de colônia. E recomenda que o marido proclame a independência do País. O ponto alto da apresentação aconteceu quando o soldado da Polícia Militar, Elder Aurélio de Andrade Purkotte, caracterizado como Dom Pedro I, entrou no centro de esportes montado num cavalo branco para o brado de histórico: “Independência ou morte”.
Para o estudante da Escola Municipal Professora Tanira Regina Schmidt, no Abranches, Erick Goros Preto, 9 anos, ter participado do evento serviu para reforçar o que ele já havia aprendido em sala de aula. “O Brasil deixou de ser uma colônia e se tornou livre de Portugal”, contou Erick.
As estudantes da Escola Municipal CEI José Wanderlei Dias, Hanna Sene e Luísa Cordeiro, 9 anos, capricharam durante a apresentação musical. “Aquarela é uma música que fala das belezas do nosso país. É bela como o Brasil”, disse Hanna. Para Luísa, cantar bonito na cerimonia foi como ter oferecido um presente aos brasileiros. “Eu sonho que as pessoas só vejam coisas bonitas do Brasil na televisão e que queiram vir conhecer e cuidar do meu país”, disse a estudante.
Além dos curitibinhas participaram do ato cívico moradores dos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui.
“Foi um evento festivo, de homenagens e muita alegria. É uma característica das comunidades que formam a regional”, disse a administradora do Boa Vista, Janaina Lopes Gerh.
O encerramento das atividades da Semana da Pátria acontecerá neste sábado, 7 de setembro, às 9h, com o tradicional desfile na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
Feira
Ao fim do evento, o prefeito Rafael Greca visitou a Feira Regional do Boa Vista. Desde agosto, atendendo à solicitação feita por moradores durante a reunião Prefeitura nos Bairros, a feira ganhou um segundo dia de funcionamento. Agora os artesão do bairro tem espaço para a comercialização dos produtos às quartas e sextas-feiras.
Presenças
Estiveram presentes ao ato cívico a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o presidente da Cohab, Jose Lupion Neto e o vereador Oscalino do Povo.




0 Comentários