PRIMEIRO ÀUDIO DA VAZA JATO É DIVULGADO PELO INTERCEPT


Inédito: Deltan Dallagnol é o protagonista do primeiro áudio divulgado pelo The Intercept. Procurador aparece comemorando a proibição da entrevista do ex-presidente Lula. 

Ouça 






Ao completar um mês do início das reportagens que mostram o conluio entre o juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato, o site The Intercept Brasil divulgou na tarde desta terça-feira (9) um áudio inédito.



O registro mostra o coordenador-geral da força-tarefa, Deltan Dallagnol, comemorando a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, impedindo a realização de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que havia sido autorizada por outro membro da Corte, Ricardo Lewandowski. 



A autorização foi dada em 28 de setembro de 2018, e Lula seria entrevistado pelo jornal Folha de S.Paulo (relembre aqui). 



O The Intercept já havia revelado que os procuradores debatiam estratégias para evitar que o ex-presidente pudesse dar entrevistas. A procuradora Laura Tessler classificou o direito de Lula dar uma entrevista como uma “piada” e “revoltante”. 



A procuradora Anna Carolina Resende também desabafou. “Ando muito preocupada com uma possível volta do PT [ao poder], mas tenho rezado muito para Deus iluminar nossa população para que um milagre nos salve”, disse. 



Deltan Dallagnol respondeu. “Valeu Carol! Reza sim. Precisamos como país.” 





O clima ruim do grupo só foi dissolvido mais de doze horas depois, quando Dallagnol enviou uma mensagem em áudio na qual fala sobre a decisão de Fux de barrar a entrevista e remeter o julgamento do mérito do pedido para o plenário da Corte.
OUÇA o 1º áudio:

Repercussão 

Internautas já repercutem o primeiro áudio revelado dos diálogos da Lava Jato que mostram um conluio entre o juiz Sergio Moro e os procuradores da Força-Tarefa. 

“Habemus áudio. Eu vejo, eu ouço”, brincou uma internauta. “Pra quem duvidava da existência de áudios, eis o aperitivo; provavelmente é uma amostra para eles do material que têm em mãos e do que vem por aí”, acrescentou outra. “Foi o hacker que imitou a voz do Dallaghol no áudio, falou?”, ironizou mais um. 

Contexto do áudio 

Na manhã do dia 28 de setembro de 2018, a imprensa noticiou que o ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizara Lula a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Em um grupo no Telegram, os procuradores se mobilizaram para impedir o ex-presidente de falar. Mas do que eles tinham medo? 

Postar um comentário

0 Comentários